PT na campanha pela reforma política
Conheça a cartilha e materiais sobre a campanha pela reforma política
O PT está em campanha nacional para a coleta de assinaturas em favor do Projeto de Iniciativa Popular da Reforma Política. O partido tem realizado ações visando mobilizar a sociedade em torno de uma proposta de reforma política sintonizada com os novos tempos.
Com isso pretende coletar pelo menos um milhão e meio de assinaturas para levar ao Congresso Nacional um Projeto de Iniciativa Popular capaz de, a partir da convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva, lançar as bases de um novo modelo de escolha e de representação popular.
Durante a convenção nacional do PT, realizada em 21 de junho, em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff afirmou a importância da reforma política para haver uma transformação democrática e política no país. “Não vejo uma reforma política sem participação popular”, ressaltou a presidenta.
Dilma afirmou que o sistema político brasileiro precisa de mudanças e que por isso lançou em junho deste ano o pacto pela reforma política. “Considero que nosso sistema político precisa de mudanças. Por isso, um dos cinco pactos que lancei foi o da reforma política. A reforma política deve permitir à sociedade participar de forma efetiva dos destinos do país. Defendo uma reforma política decidida por consulta popular, ouvindo a população brasileira”, disse.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se juntou à campanha pela reforma política. Segundo ele, “para o Brasil continuar mudando é preciso garantir a legitimidade das instituições e acabar com a interferência do poder econômico nas eleições. Para o Brasil continuar mudando, é importante conquistar o interesse dos jovens pela política, ampliar a participação das mulheres no legislativo e fortalecer os mecanismos de participação popular na definição das políticas públicas”, completou.
Saiba mais
– Visite o website do Plebiscito Constituinte