FPA Informa 184 – Apesar de negativa, produção industrial supera expectativas do mercado
184
01 de agosto de 2014
ECONOMIA NACIONAL
Apesar de negativa, produção industrial supera expectativas do mercado: A produção industrial brasileira registrou queda de 1,4% no mês de junho, influenciada pelo menor número de dias úteis decorrentes dos feriados para a Copa do Mundo. A queda foi bastante inferior àquela prevista por analistas de mercado, que esperavam em média uma queda de 2,4% no mês. Do ponto de vista da composição, a queda se concentrou no setor de bens de capital (-9,7%) e bens duráveis (-24,9%), com destaque para a queda de atividade no setor automotivo (-12,1%). No dado trimestral móvel, a queda da indústria é de 0,9%, sendo que na comparação com junho de 2013 a queda já soma 6,9%.
Comentário: O mau desempenho da indústria reflete em parte o pessimismo de parcela expressiva do empresariado, contaminada pelo período eleitoral, e em parte a crise ainda vivida pelos nossos parceiros comerciais, sejam europeus ou latino-americanos. As condições para a ampliação da produção ainda encontram obstáculos no aumento da taxa de juros (que encarece o crédito e contém a demanda) e na ainda valorizada taxa de câmbio brasileira, que retira competitividade dos produtos nacionais. No caso específico do mês de junho, o excesso de feriados devido à realização da Copa do Mundo e o agravamento da crise argentina (principal mercado consumidor dos automóveis brasileiros) reforçou a trajetória negativa da indústria, que tende a se recuperar nos próximos meses, seja pelo aumento dos dias úteis, pela base de comparação baixa ou pela recuperação da confiança do consumidor nacional, que tende a sustentar a demanda interna em níveis elevados. A crise argentina recente, porém, pode continuar prejudicando o setor automobilístico, que possui grande impacto na indústria total.
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Este email foi enviado para %%emailaddress%%
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.