Inflação acentua queda, mas mercado financeiro segue projetando inflação no teto da meta
FPA Informa 171 – Inflação acentua queda, mas mercado financeiro segue projetando inflação no teto da meta
171
24 de junho de 2014
ECONOMIA NACIONAL
Inflação acentua queda, mas mercado financeiro segue projetando inflação no teto da meta: Apesar das seguidas quedas nos índices de inflação nos meses de maio e junho, as previsões do mercado financeiro para a inflação acumulada em 2014 permanecem na casa dos 6,46%, muito próximas ao teto da meta. Na manhã de ontem, segunda-feira, 23, foi divulgado que o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) da terceira semana de junho apresentou alta de 0,34%, contra elevação de 0,36% na semana anterior, graças principalmente à desaceleração nas tarifas de energia, que passaram de alta de 0,89% para somente 0,09%. Apesar destes resultados, o Focus, boletim semanal do Banco Central revelou que a expectativa de inflação dos analistas de mercado permanece em 6,46% para 2014 e 6,10% em 2015. A justificativa é que os aumentos de tarifas represados, particularmente de energia e combustíveis, irão pressionar os índices de inflação e levarão o Índice de Preços ao Consumidor – Amplo (IPCA) para próximo do teto da meta. Por outro lado, as expectativas de crescimento econômico permanecem em baixa, tendo chegado, nesta última semana, a previsão de 1,16% em 2014, particularmente devido à queda nas expectativas em relação à produção industrial no ano.
Comentário: As expectativas expressas no boletim Focus, que sempre expressam apenas a visão de um grupo particular de agentes econômicos sobre o futuro do país, sofrem demasiadamente com o elevado grau de incerteza que atravessa a economia brasileira. Não é sabido, por exemplo, qual será o verdadeiro impacto da Copa na economia nacional, tanto do ponto de vista inflacionário quanto do ponto de vista da atividade econômica. Além disso, com o fim do processo eleitoral em novembro, é de se esperar que as expectativas possam apresentar razoável reversão, devido à contaminação do clima eleitoral nas expectativas empresariais. Mais que isso, a eleição em si traz consigo o aumento dos investimentos dos Estados, o que pode provocar um incremento na taxa de crescimento do PIB, mesmo que afete negativamente o esforço fiscal do governo no curto prazo.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
Conta Corrente/Brasil
10h30
BC
Expectativas/Alemanha
5h
IFO
Análise: Guilherme Mello, Economista
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.