Fotógrafo ferido pela PM em 2013 lança exposição temática em SP
Do dia 13 ao dia 28, o fotógrafo da FPA, Sérgio Silva, realiza sua primeira exposição, um protesto contra a violência sofrida nas manifestações de 2013
Exatamente um ano após ter sido vítima de uma bala de borracha, disparada pela PM paulista, durante os protestos no dia 13 junho de 2013, o fotógrafo Sergio Silva abre uma exposição fotográfica, em São Paulo, com apoio da Fundação Perseu Abramo, para não deixar a data ser apagada.
Sérgio perdeu a visão do olho esquerdo em decorrência do tiro disparado contra ele enquanto trabalhava cobrindo as manifestações. Este dia, foi marcado não só pela violência policial sofrida por ele, mas também por vários outros manifestantes e jornalistas que acompanhavam o protesto.
Piratas
A exposição Piratas Urbanos apresenta fotografias que Sergio Silva vem tirando de pessoas usando um tapa-olho. Entre os fotografados estão amigos, pessoas famosas e desconhecidas que tomaram conhecimento e se solidarizam com sua história. Segundo o fotógrafo, a série de retratos Piratas Urbanos teve início sete meses após ele ter se tornado uma das centenas de vítimas da violência policial em manifestações. “A ideia surgiu como uma forma de protesto contra a violência que sofri. O que eu poderia fazer para superar o trauma? A fotografia mostrou a existência de um caminho possível.”
Entre os famosos retratados, estão o consagrado fotógrafo Sebastião Salgado (foto à direita), o Senador Eduardo Suplicy, o músico André Abujamra. “O tapa-olho cobrindo a visão, denuncia o tamanho da violência cometida por arma letal. A figura do pirata me inspirou na simbologia daquele que possui o olho cego. Neste momento [o da foto], todos passam a ser piratas, condenados à violência urbana e à falta de uma verdadeira política de segurança pública”, explica Sérgio.
A Exposição
A exposição reúne em torno de 60 fotos e vai ser inaugurada no dia 13 de junho às 19h30 na sede da ONG Coletivo Digital que fica na Rua Cônego Eugênio Leite, 1117 – Vila Madalena – SP (entre as ruas Cardeal Arco Verde e Teodoro Sampaio). A entrada é franca. Piratas Urbanos fica em cartaz de 13 a 28 de junho. Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 10h às 19h / Sábado 10h às 17h
SERVIÇO
Abertura da Exposição Piratas Urbanos
Sede da ONG Coletivo Digital (Rua Cônego Eugênio Leite, 1117, Vila Madalena, SP)
de 13 a 28 de junho
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 10h às 19h / Sábado 10h às 17h
Realização: Coletivo Digital com apoio de Fundação Perseu Abramo