Balança comercial tem superávit e IPC-Fipe desacelera em maio
166
03 de junho de 2014
ECONOMIA NACIONAL
Balança comercial tem superávit e IPC-Fipe desacelera em maio: A balança comercial brasileira apresentou superávit de US$ 712 milhões segundo divulgou na tarde de ontem o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O resultado, apesar de positivo, é 6,7% inferior ao verificado no mesmo período de 2013, principalmente devido à queda nas exportações de produtos manufaturados e semimanufaturados, particularmente a redução nas exportações de carros para a Argentina. Ao mesmo tempo, as importações também registram queda de 4,8% em relação a maio de 2013. O saldo no ano ainda acumula um déficit de US$ 4,854 bilhões, que deve ser revertido ao longo de 2014 com o aumento das exportações de petróleo, que já se fizeram notar na balança de maio com um crescimento de 30,9% no embarque de petróleo bruto. Já no campo inflacionário, o IPC-Fipe registrou nova queda em maio e fechou em alta de apenas 0,25%, contra 0,53% de abril e projeção de 0,33% na leitura do mercado. A queda derivou da desaceleração do grupo “alimentação” (de 1,23% para 0,73%) e da deflação de 0,24% no mês no grupo “habitação”.
Comentário: A balança comercial brasileira ainda sofre os impactos de uma economia internacional enfraquecida, além dos problemas particulares com a Argentina, um dos principais consumidores de produtos manufaturados nacionais. O aumento da produção de petróleo dá um alivio no saldo comercial, que só será estruturalmente revertido com a inauguração de novas refinarias e o aumento da capacidade de refino no Brasil. Além disso, a taxa de câmbio mais valorizada e as dificuldades com a ampliação do investimento no Brasil são fatores que dificultam uma reversão mais expressiva da trajetória de queda do saldo comercial. Já no campo inflacionário, a queda mais acentuada do IPC-Fipe, refletindo a desaceleração dos alimentos e dos preços no atacado, deve fazer com que vários economistas revisem para baixo suas previsões de inflação até o fim do ano, fazendo com que as previsões se situem abaixo do teto da meta. A Copa do Mundo, uma das possíveis causas elencadas no início do ano pelos analistas de mercado para aumentos de preços, já está sendo considerada neutra do ponto de vista inflacionário, além de ser vista como uma importante fonte de receita com turismo internacional.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
IPC-Fipe
5h
Fipe
Taxa de desemprego/Europa
6h
Eurostat
Análise: Guilherme Mello, Economista
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.