Políticas Ameríndias na pauta do Ciclo de Debates sobre Democracia
No dia 19 de maio, a partir das 9h30, especialistas e estudiosos em Políticas Ameríndias no Ciclo de Debates promovido pela Fundação Perseu Abramo (FPA) e a Fundação Friedrich Ebert (FES)
A série Ciclo de Debates sobre Democracia, promovido pela Fundação Perseu Abramo (FPA) e a Fundação Friedrich Ebert (FES), reunirá no dia 19 de maio, a partir das 9h30, especialistas e estudiosos em Políticas Ameríndias.
Para esta edição do Ciclo, os convidados são: Paulo Maldos, Secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República, , Sonia Guajajara, da Coordenação Executiva da APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), Otoniel Ricardo, Conselho Continental da Nação Guarani, Marcos Tupã, Coordenador da Comissão Guarani Yvyrupa (SP) e Gersem Baniwa, ex-secretário municipal de educação de São Gabriel da Cachoeira (AM).
Spency Pimentel, antropólogo e professor da Unila (Universidade Federal da Integração Latinoamericana), também estará presente no debate, coordenado por Jean Tible, da FES, e Joaquim Soriano, da FPA.
O Ciclo
O Ciclo está em sua sexta sessão, de um total de oito que serão realizadas até junho. Cada sessão terá três intervenções iniciais, seguidas de debate com a sala e o público, com transmissão online excluvisa da tevêFPA. Os debates serão realizados na FPA e transmitidos online (tevêFPA).
A primeira mesa do Ciclo de Debates sobre Democracia aconteceu no dia 12 de março, com a presença de Rodrigo Nunes (PUC-Rio), Paulo Vannuchi (Instituto Lula) e mediação de Joaquim Soriano, da FPA, e de Jean Tible, da FES. Veja aqui vídeo com a íntegra do debate.
A segunda mesa teve como tema A Nova Polícia e a Democracia, realizada na quarta-feira, 26, e foram convidados para o debate a doutora em Ciência Política e pesquisadora do IUPERJ, Jacqueline Muniz; o historiador e militante da Uneafro, Douglas Belchior; e o vereador do PT de Porto Alegre (RS), Alberto Kopittke, que ajudou a coordenar a 1ª Conferência Nacional de Segurança, no governo Lula, sendo, em 2011, no governo Dilma, secretário-adjunto nacional de Segurança Pública.
A terceira mesa ocorreu no dia 9 de abril, debatendo o tema “Rolezinhos, consumo e periferia”, com a participação de Rosana Pinheiro Machado (pesquisadora da Universidade Oxford), Gabriel Medina (coordenador de Políticas para Juventude da Prefeitura de São Paulo), MC Chaveirinho.