De 16 a 18 de maio acontecem as aulas iniciais do Mestrado Profissional FPA

A FPA inicia este ano o curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas, um dos três únicos do gênero no Brasil. O curso é coordenado pelo professor de Ciência Política da Unicamp (Universidade de Campinas) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos dos Estados Unidos, Reginaldo Carmelo de Moraes, que também integra o Grupo de Conjuntura da FPA. A primeira aula do Mestrado Profissional acontece de 16 a 18 de maio, na sede da Fundação Perseu Abramo, em São Paulo.

Um dos quatro cursos oferecidos pela Área do Conhecimento da Fundação, o mestrado busca dar visibilidade à pluralidade da vida brasileira em suas dimensões culturais, de gênero, raciais e regionais. Serão quatro módulos, com pelo menos quatro disciplinas cada um, que incluem Políticas Públicas e Processo Histórico, Dimensões do Desenvolvimento e Políticas Públicas, Estado e Políticas Públicas e Técnicas de Pesquisa e Estudos de Caso.

As outras possibilidades de cursos para 2014 são a pós-graduação em gestão e políticas públicas, o curso de difusão do conhecimento em gestão e políticas públicas e o curso de Capacitação em Gestão e Políticas Públicas nas Prefeituras Petistas. As informações estão concentradas em http://www.fpabramo.org.br/conhecimento

Área do Conhecimento
Em 2014 a Fundação Perseu Abramo (FPA), do Partido dos Trabalhadores, lançou a Área do Conhecimento, reunindo quatro cursos da FPA voltados para a gestão, e também aprimoramento de estudos, de Políticas Públicas.

Além de novas turmas do curso de pós-graduação em Gestão e Políticas Públicas, a área conta com mais três cursos: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Difusão de Conhecimento em Gestão e Políticas Públicas, e Curso de Capacitação em Gestão e Políticas Públicas nas prefeituras petistas. Mais informações disponíveis em na Área do Conhecimento.

Veja abaixo a descrição dos cursos oferecidos pela FPA em 2014

Mestrado Profissional em Políticas Públicas
O Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Fundação Perseu Abramo tem por meta formar profissionais tecnicamente preparados e, ao mesmo tempo, cidadãos comprometidos com a transformação das estruturas de nossa sociedade, de modo a torná-la mais justa e igualitária. Compreende um conjunto de disciplinas e atividades de pesquisa que exploram a trajetória do capitalismo mundial e da formação de nosso país, além de exames focalizados de áreas e temas particularmente determinantes na desigualdade de classe que marca profundamente nossa história passada e presente.  Duas frases poderiam resumir o compromisso desse curso: (1) Não basta conhecer o mundo, é preciso transformá-lo; (2) Não basta querer transformar o mundo, é preciso conhecê-lo. Os candidatos precisam ter graduação completa e documentação exigida no edital, para submeter-se ao processo seletivo.

Curso de Capacitação e Difusão de Conhecimento da FPA
Este curso é semipresencial, destinado a todos que tenham ensino médio e acesso a internet. Foi organizado para realizar-se em vários polos do país e tem duração de aproximadamente quatro meses e o objetivo do curso é ampliar a visão sobre o Brasil, seus problemas e os temas caros à esquerda brasileira. A proposta é ainda ampliar nossa capacidade de intervenção social, instrumentalizar o participante com conhecimentos e técnicas que podem ajuda-lo a compreender melhor sua situação local e como se conecta com a situação nacional, a partir daí fornecer algumas ferramentas de intervenção e técnicas de análise.

Curso Capacitação em gestão e políticas públicas nas prefeituras petistas
O curso é presencial, e voltado para gestores, técnicos, servidores, conselheiros municipais e lideranças comunitárias, buscando a compreensão dos desafios de governar e a importância da participação da gestão participativa.

Curso de Especialização em Gestão e Políticas Públicas
O curso pretende oferecer formação qualificada para técnicos e quadros dirigentes para a administração pública brasileira com enfoque no projeto de Governo democrático e popular.
 
Serviço
Primeira aula do Mestrado Profissional
16, 17 e 18 de maio de 2014
Das 9 as 18 horas
Local: Fundação Perseu Abramo
Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana (próximo metrô Vila Mariana)

Saiba mais

 – FPA divulga lista de aprovados no mestrado
 – FPA lança Mestrado Profissional em Políticas Públicas

`