Políticas públicas, inovação tecnológica, regularização fundiária e desenvolvimento sustentável foram temas das oficinas pré-Fórum Regional, em Manaus

Kátia Cavalcante, professora doutora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), abriu as oficinas pré-Fórum Regional FPA de Manaus (AM), nesta quinta-feira, dia 8. A acadêmica apresentou dados sobre políticas públicas e seus efeitos positivos nos municípios e comunidades de um estado gigantesco como o Amazonas, com a apresentação Inclusão Social – Mudanças (leia aqui).

Em seguida, o professor doutor Edileno de Moura, da UFAM, fez a apresentação Desafios para o Desenvolvimento Tecnológico do Amazonas (leia aqui), levantando a questão da importância da promoção de um parque tecnológico no estado, especificamente no setor de Tecnologia da Informação e da Comunicação, com a formação de quadros qualificados, em uma área reconhecida pelos altos salários. 

Programas sociais e inovação tecnológica impactam o Amazonas

Público participou ativamente dos debates

Reunindo a militância da região Norte do país – Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins –, as oficinas da manhã foram sucedidas por um debate, com perguntas do público, sob coordenação da diretora da Fundação, Fátima Cleide, da secretária-geral do PT-Amazonas, Sila Mesquita, e de Luiz Borges, secretário de Finanças do PT-Amazonas.

Sustentabilidade
No período da tarde foi a vez da oficina Avanços e Desafios para o Desenvolvimento Sustentável no Amazonas (leia aqui), do engenheiro agrônomo Valdenor Cardoso, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). A apresentação contou com a coordenação de Ana Cláudia Chaves, 2ª vice-presidente do PT-Amazonas.

Cloves Pereira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), abordou a Regularização Fundiária (confira mais apresentações no rodapé) no estado como instrumento, principalmente, de segurança jurídica aos moradores e produtores rurais da Amazônia Legal, reforçando políticas públicas de conservação do meio ambiente. 

Inaldo Seixas, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), encerrou as oficinas com a apresentação Desafios da Integração Econômica (confira mais apresentações no rodapé), sob coordenação de Adílson Vieira, secretário de Finanças do Diretório Municipal do PT manaura. 

Programas sociais e inovação tecnológica impactam o Amazonas

Militância compareceu vinda de vários estados da região Norte

Oficinas
No dia anterior a cada edição do fórum acontecem mesas com a apresentação e debate sobre o estudo relativo ao estado e sobre o programa de governo estadual. Com as oficinas a FPA espera aglutinar dirigentes e militantes partidários, candidatos e candidatas, sociedade local, em especial a comunidade acadêmica. 

“O objetivo é apresentar um diagnóstico de políticas públicas nos estados. Também queremos contribuir para a formação do programa de governo, seja nos casos em que somos governo ou queremos ser ou ainda daqueles casos em que fazemos parte. Posteriormente, a compilação desses dados irá nos ajudar a entender o que é o pacto federativo, o federalismo no Brasil”, explicou Fátima Cleide.

Apresentações

 – Inclusão Social – Mudanças, Kátia Cavalcante 

 – Desafios para o Desenvolvimento Tecnológico do Amazonas, Edileno de Moura 

 – Avanços e Desafios para o Desenvolvimento Sustentável no Amazonas, Valdenor Cardoso

 – Regularização Fundiária (Terra Legal), Cloves Pereira 

 – Terra Legal Amazônia 

 – Georreferenciamento de Áreas Urbanas 

 – Desafios da Integração Econômica, Inaldo Seixas

 – Zona Franca

O Fórum Regional FPA 2014 – Ideias para o Brasil edição Manaus começa nos dias 9 e 10.

 – Pacto federativo e a Amazônia no desenvolvimento nacional encerram fórum em Manaus

 – Fórum Regional tem início em Manaus

Fotos: Márcio de Marco