Oficina debate desenvolvimento regional na Bahia
Oficina em Salvador apresenta situação do estado e desafios para o futuro
Nesta quinta-feira, 24, foi iniciada em Salvador a oficina que antecede o Fórum Regional – Ideias para o Brasil, da Fundação Perseu Abramo (FPA). Na abertura, Fátima Cleide, diretora da FPA e coordenadora da série de estudos Situação dos Estados, produzidos pela FPA, destacou a importância da atividade, que tem a intenção de “devolver à Bahia os estudos realizados até agora e avançar nos debates sobre os últimos anos dos governos do PT”.
Fátima também acredita que os estudos devem se transformar em “algo vivo”, com incidência na construção dos programas de governo, a partir da sinergia entre as políticas federais e estaduais.
Fátima Cleide: devolver à Bahia os resultados dos estudos da FPA
Everaldo Anunciação, presidente do PT da Bahia, as diretoras da FPA Iole Ilíada e Luciana Mandelli, e representantes da Juventude do PT, participaram da oficina que contou com a apresentação sobre a situação baiana por Ranieri Muricy Barreto e foi comentada por José Sérgio Gabrielli, secretário estadual do Planejamento.
Para Ranieri Muricy Barreto, assessor da secretaria estadual de Planejamento da Bahia, e coordenador dos estudos sobre a Bahia, “a face do estado mudou com as políticas públicas federais ou locais”. Ranieri ressaltou temas como o envelhecimento da população, as mudanças que ocorrem no semi-árido, o aumento de renda e diminuição da desigualdade, “fatores que fizeram surgir o desenvolvimento a partir de programas como o Bolsa Família, e que geram impacto nas pequenas e médias cidades do interior.”
As questões apontadas pela mesa evidenciam a mudança na Bahia, mas mostram também desafios a serem superados, como superar a questão ambiental, estrutura fundiária do estado, desigualdades sócio-econômicas, e um necessário salto no que diz respeito ao planejamento do estado.
Oficina: avaliação local e desafios para o futuro da Bahia
Em seus comentários. Gabrielli citou dois pontos para esta superação, como os desafios futuros como investimento em agricultura familiar e a transformação da conjuntura produtiva, que para ele poderá fazer a Bahia dar um salto estrutural. Gabrielli também apresentou suas preocupações com relação ao mercado interno baiano, à qualificação da mão de obra e da tecnologia voltada ao local. Ele ressalta os debates devem ser focados na diminuição da desigualdade para as populações negra e feminina, com políticas afirmativas para grupos discriminados como forma “de acelerar o fim da pobreza”.
No debate com o plenário surgiram temas como representação e participação, comércio, serviços e industrialização, mercado de trabalho, questões relacionadas à internet na Bahia, investimento em tecnologia e diversificação econômica, assim como a ampliação de espaços para comercializar produtos de atividades tradicionais como as que acontecem no semi-árido.
Programa preliminar* do Fórum Regional FPA Ideias para o Brasil
25 de abril – sexta feira
14 – 14h15
Boas-vindas dos organizadores e anfitriões:
Iole Ilíada, vice-presidenta da Fundação Perseu Abramo
Everaldo Anunciação, presidente do PT da Bahia
14h15 – 15h45
Mesa Ideias para o Brasil: debatendo o desenvolvimento brasileiro, as políticas sociais e a governança territorial
Eduardo Fagnani, professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (Cesit/IE-Unicamp).
Paulo Miotta, engenheiro elétrico, ex-diretor do Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo, assessor técnico da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
Vanessa Petrelli Corrêa, economista, professora associada da Universidade Federal de Uberlândia.
Comentarista: Walter Pinheiro, senador – a confirmar
15h45-18h00: debate com o público
19 – 21 horas – Mesa de Abertura
Membros da Executiva Nacional do PT
Marcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo
Everaldo Anunciação, presidente do Partido dos Trabalhadores/Bahia
Deputado federal Rogério Carvalho, presidente do Partido dos Trabalhadores/Sergipe
Demais convidados/as da Bahia
26 de abril – sábado
10-11h30
Mesa de Diálogo: O papel das políticas inclusivas no Projeto de Desenvolvimento Nacional
Jaques Wagner, governador do Estado da Bahia – a confirmar
Paulo Gabriel, reitor da UFRB
Representante dos Movimentos Sociais de Sergipe
Severine Macedo, secretária Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República
11h30-13h00: Debate com o público
13h00-14h30: Almoço
14h30-18h00: Atividades organizadas pela Juventude do PT e outras Secretarias.
18h00-19h00: Lanche
*Sujeita a alterações
Fóruns Regionais FPA 2014 – Ideias para o Brasil
De 3 de abril a 31 de maio sete capitais sediarão os Fóruns Regionais Ideias para o Brasil, iniciativa que visa à descentralização das ações da FPA, aproximando-a da base do partido nos estados e regiões de todo o Brasil.
Na programação dos Fóruns Regionais estão previstos
– Debates temáticos – uma mesa reunirá três autores de estudos, realizados para a FPA em 2013 para a série de publicações Projetos para o Brasil, abordando temas como desenvolvimento nacional e regional, políticas sociais, segurança, democracia, comunicação, questão urbana, alternativas energéticas, sustentabilidade ambiental, entre outros.
– Mesa de diálogo – com representantes do governo, do PT nacional, dos movimentos sociais e da academia, a mesa propõe aprofundar temas debatidos nos debates temáticos.
-Atividades setoriais: são compostas por organizadas pela Juventude do PT e por outras secretarias do PT Nacional
Além disso, os estados-sede realizarão uma Oficina estadual – Projeto Estudos sobre os Estados, com a promoção de debates sobre desenvolvimento econômico e regional; apresentação dos trabalhos e estudos temáticos elaborados pela FPA tratando da situação de cada estado (a partir de diagnósticos envolvendo economia, sociedade, infraestrutura e a administração pública de cada unidade federativa e do país como um todo), além da contribuição ao debate e formulação do Programa de Governo nos estados. Nos demais estados da federação, as oficinas ocorrerão em datas alternativas, que em breve serão informadas.
Calendário dos Fóruns Regionais
24 a 26 de abril – em Salvador, reunindo Bahia e Sergipe.
8 a 10 de maio – em Manaus, reunindo Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.
15 a 17 de maio – em Porto Alegre, reunindo Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
22 a 24 de maio – em Belo Horizonte, reunindo Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
29 a 31 de maio – em Brasília, reunindo Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Tenda FPA
Em todas as edições dos Fóruns Regionais a militância e convidados puderam conhecer mais sobre a Fundação Perseu Abramo na Tenda FPA. O espaço reúne as publicações da Editora Fundação Perseu Abramo, informações sobre a Área do Conhecimento e Escola Nacional de Formação, a tevêFPA com realização de entrevistas e depoimentos, e a apresentação do FPADados, além de ser local onde os participantes circulam, se conhecem e trocam experiências.
Saiba mais
– Oficina apresenta dados sobre a situação de Pernambuco
– Oficinas debateram avanços e entraves no desenvolvimento de PE
– Fórum Regional FPA – Ideias para o Brasil vai para Recife
– Fórum Regional debateu desenvolvimento com sustentabilidade e justiça social em Fortaleza
Serviço
Fórum Regional FPA
Dias 25 e 26 de abril de 2014
Hotel Sol Barra – Salvador (BA) – Avenida Sete de Setembro, 3577