Senado aprova Marco Civil da Internet sem alterações
FPA Informa 145
146
23 de abril de 2014
POLÍTICA NACIONAL
Senado aprova Marco Civil da Internet sem alterações: O plenário do Senado aprovou, em votação unânime na tarde de ontem, a proposta do Marco Civil da Internet, aprovada na Câmara algumas semanas atrás. O projeto, que estabelece regras, direitos e deveres dos usuários e provedores de internet, tramitava em regime de urgência, mesmo após manobras da oposição para adiar a votação do tema. Com a aprovação, o projeto segue para sanção presidencial, que deve ocorrer nas próximas semanas.
Comentário: A aprovação do Marco Civil da Internet nos termos propostos, ou seja, garantindo a neutralidade da rede e a privacidade dos usuários, é uma grande vitória política do governo e do PT, que para formular tal projeto teve que se aproximar e abrir canais de diálogo com a juventude e os ativistas virtuais. Apesar da resistência inicial protagonizada pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), como representante dos interesses particulares das grandes empresas de telecomunicações, e da tentativa da oposição de postergar a votação no Senado, o governo conquistou uma vitória que, se bem explorada, pode se tornar uma de suas bandeiras ao longo da campanha eleitoral. O Marco Civil surge como uma iniciativa inovadora do Brasil, tendo em vista que poucos países do mundo avançaram tão enfaticamente na direção de garantir, por lei, os direitos dos usuários e estabelecer as regras que garantam a neutralidade da rede.
AGENDA DO DIA
EVENTO
HORÁRIO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
PMI/Europa
4h30
Markit
PMI Indústria/EUA
11h
Markit
Análise: Guilherme Mello, Economista
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.