A Fundação Perseu Abramo (FPA) lança nesta quarta-feira, 16, a pesquisa “Drogas: Percepções da Opinião Pública”, produzida pelo Núcleo de Estudos e Opinião Pública da FPA, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo.

O Editorial da pesquisa cita a complexidade do tema, destacando que “Segundo o Relatório Mundial sobre uso de drogas de 2013, houve um aumento na produção e uso  de drogas a partir de 2009, o que resulta novos desafios, devido à violência gerada pelo tráfico de drogas ilícitas. Nossa legislação avançou na última década, no sentido de estabelecer a distinção entre tráfico e consumo pessoal, descriminalizando o usuário, em certa medida mas, na prática,  o enquadramento em tráfico ou consumo fica a critério de delegados e juízes. As cadeias públicas estão superlotadas e sabe-se que a maior incidência de encarceramento no país se deve ao  tráfico e uso de entorpecentes.”

Neste sentido, também segundo o Editorial, “A questão das drogas é um fenômeno complexo, que envolve não só a saúde, mas a liberdade, o protagonismo, os projetos de vida e os direitos de cada pessoa, seja ela usuária de drogas ou não. O fato é que, de uma maneira ou de outra, nossa sociedade se droga (lícita ou ilicitamente) – no bar, na farmácia ou na “biqueira”, as drogas são procuradas em todas as sociedades. Ao que parece, o alvo da guerra às drogas, alardeado pela mídia, não é exatamente as substâncias, mas o controle social de certos espaços e segmentos sociais. Cabe à sociedade repensar a responsabilidade que lhe cabe no uso lúdico e abusivo de drogas e é nesse sentido que essa pesquisa se oferece como subsídio para ações que visem o avanço das políticas públicas.”

Baixe aqui a pesquisa “Drogas: Percepções da Opinião Pública”

`