Apesar da melhoria em quase todas as áreas, estado não é ‘protagonista’ nos avanços e dependeu maciçamente de verbas federais

A partir de uma série de dados compilados (veja aqui) sobre demografia, situação econômica e fiscal e propositura de políticas públicas, o professor José Vergolino e o técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Aristides Monteiro, apresentaram um panorama do Estado de Pernambuco nos últimos 12 anos. O estudo foi apresentado nesta quinta-feira, 10, em uma oficina no Recife (PE), antecedendo o Fórum Regional FPA – Ideias para o Brasil, que acontece a partir de sexta, dia 11.

“Dois projetos estruturantes se destacam nesse período: a ferrovia [Transnordestina] e a transposição [do Rio São Francisco], que irá revolucionar a agricultura e a indústria local”, destacou Vergolino. Para Aristides, a transformação do estado nos últimos anos impõe a pergunta sobre quem se beneficia com o crescimento. “Estamos num caminho bom, mas, na área social, não há protagonismo. Avançamos como os outros estados.” Outro ponto de relevância levantado foram as fontes de financiamento do Estado: 75% federais nos período analisado.

Um debate se seguiu à oficina, tendo como coordenador Bruno Ribeiro, vice-presidente do PT de Pernambuco. Fátima Cleide, diretora da FPA, Tereza Leitão, deputada estadual e presidenta do PT estadual, o senador Humberto Costa e o deputado Pedro Eugênio, entre outros membros do partido, também participaram.

As oficinas
Em 2013 a FPA se lançou ao estudo da realidade e da situação dos estados brasileiros. Coordenado pela diretora Fátima Cleide, o projeto abordou vários aspectos relativos às carências, aos avanços e às dificuldades. Como forma de divulgar os resultados destes trabalhos serão realizadas oficinas antecedendo os Fóruns Regionais FPA previstos para acontecer em sete capitais ainda no primeiro semestre deste ano. Antes de cada Fórum, na quinta-feira à tarde e na sexta-feira pela manhã, acontecerão mesas com a apresentação e debate sobre o estudo relativo ao Estado e debate sobre o programa de governo estadual com base nos estudos apresentados.

Na sexta-feira, 11, das 9h às 11h, a Oficina sobre Pernambuco segue com debate sobre programa de governo local à luz do programa nacional e dos estudos da  FPA. A expositora será Teresa Leitão, deputada estadual e presidenta do PT/PE, com coordenação de Cirilo Mota, Secretário de Finanças do PT/PE. À partir das 11 horas, os encaminhamentos e encerramento terão coordenação de Múcio Magalhães, secretário de Formação do PT/PE, e de Luciana Mandelli, diretora da FPA.

Consulte aqui as tabelas apresentadas por Aristides Monteiro e José Vergolino na Oficina sobre Pernambuco.

Veja o calendário previsto de Oficinas
10 e 11 de abril: Pernambuco
24 e 25 de abril: Bahia
08 e 09 de maio: Amazonas
15 e 16 de maio: Rio Grande do Sul
22 e 23 de maio: Minas Gerais
29 e 30 de maio: Distrito Federal

Serviço
Fórum Regional FPA Recife
Oficina sobre o estado de Pernambuco
Dia 11 de abril, 9h
Onda Mar Hotel (Rua Ernesto de Paula Santos, 284, Recife)

`