Estudo divulgado no dia 2 de abril pelo Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS-Dieese) analisou os resultados das negociações coletivas de 671 unidades de negociação da indústria, comércio e serviços em todo o país em 2013. Constatou-se que 86,9% das unidades pesquisadas conquistaram reajustes com aumento real dos salários, 7% conquistaram reajustes em valor igual à inflação e 6% tiveram reajustes insuficientes para recompor a inflação (INPC-IBGE). A tabela abaixo mostra o aumento real médio, por ano, nos últimos seis anos.
Segundo o estudo, 83% dos reajustes da primeira metade do ano resultaram em aumentos reais (e em um aumento real médio de 1,11%), frente a 94% dos reajustes da segunda metade (e um aumento real de 1,52%).Sobre acordos e convenções:
Tabela 1
Ajustes em relação à inflação (INPC-IBGE) e percentual de negociações (acordos e convenções)
Percentual com aumento real de salário
Percentual de reajustes abaixo da inflação
Percentual de reajustes iguais à inflação
Acordos coletivos
64,4%
15,6%
20%
Convenções coletivas
90,4%
4,8%
4,8%
Fonte: Elaboração própria a partir dos dados extraídos de SAS-Dieese (2014)
Sobre acordos e convenções:
Tabela 2
Ajustes em relação à inflação (INPC-IBGE) e percentual de negociações (por setor)
Percentual com aumento real de salário
Percentual de reajustes abaixo da inflação
Percentual de reajustes iguais à inflação
Comércio
98,2%
1,80%
0%
Indústria
88,9%
4,7%
6,4%
Serviços
77,9%
11,1%
11,1%
Fonte: Elaboração própria a partir dos dados extraídos de SAS-Dieese (2014)
Para o Dieese, contribuíram para esse desempenho o baixo desemprego e o desempenho da economia brasileira. Porém, o crescimento do PIB (2,3%) foi superior ao aumento real médio das categorias profissionais analisadas (1,25%), o que traz a discussão sobre a repartição dos ganhos de produtividade. E dois fatores podem ter contribuído para o melhor desempenho das negociações do segundo semestre: i) menor taxa de inflação no segundo semestre que no primeiro; ii) concentração nesse período do ano de negociações coletivas de categorias de forte poder de mobilização. Contudo, o resultado consolidado dos reajustes salariais de 2013 ficou abaixo do observado em 2012 – e mais próximo do valor de 2011 –, apesar de uma tendência observada de crescimento nos últimos dez anos.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.