116
25 de fevereiro de 2014
POLÍTICA NACIONAL
PSOL lança Randolfe Rodrigues como candidato à presidência em 2014: Na noite de ontem, em São Paulo, o PSOL realizou o evento de lançamento da candidatura do senador Randolfe Rodrigues (AP) à Presidência da República. A chapa será pura, com a ex-deputada federal Luciana Genro (RS) como candidata à vice. Além do lançamento da dupla, o partido definiu que não aceitará doações de empresas privadas para a campanha, especificamente dos setores de agronegócios, empreiteiras e bancos. Entre os nomes fortes do partido que compareceram ao evento, estavam o deputado Jean Willys (RJ), Chico Alencar (RJ) e Ivan Valente (SP).
Comentário: A candidatura de Randolfe Rodrigues ainda não logrou aparecer nas pesquisas e terá provavelmente o destino de marcar a posição do partido no pleito nacional, sem conseguir congregar apoios ou votos suficientes para chamar a atenção do público. O PSOL, que nasceu como um desmembramento do PT, vem sofrendo uma perda de espaço e densidade eleitoral no âmbito nacional, após a candidatura inicial da ex-senadora Heloisa Helena, que conseguiu congregar uma parcela significativa das intenções de voto ao longo da disputa.
ECONOMIA NACIONAL
IPC-Fipe desacelera na terceira medição de fevereiro: O Índice de Preços ao Consumidor calculado pela Fipe (IPC-Fipe) apresentou alta de 0,58% na terceira quadrissemana do mês de fevereiro, uma redução no ritmo de alta se comparado ao 0,73% registrado na segunda semana do mês. A desaceleração do índice foi puxada mais uma vez pela queda no ritmo de alta do grupo “educação”, que havia subido 4,08% na última leitura e, desta feita, registrou alta de apenas 2,20%. O grupo “alimentação” permanece em trajetória de queda, com alta de apenas 0,27% contra 0,31% registrado na semana anterior.
Comentário: Apesar de só medir a inflação para a cidade de São Paulo, o IPC-Fipe aponta para uma desaceleração dos preços no varejo, o que também indica que o IPCA do final do mês deverá ser inferior ao 0,70% registrado pelo IPCA-15, que corresponde à medição das duas primeiras semanas do mês. O comportamento benigno do grupo “alimentação” é o que traz a maior segurança de que não há riscos inflacionários imediatos e de que, caso a seca afete o preço de alguns produtos agrícolas, tais alterações ainda estão para se mostrar visíveis nos índices de preço, seja os do atacado ou os do varejo.
AGENDA DO DIA
EVENTO HORÁRIO ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO
IPC-Fipe 5h Fipe
PIB/Alemanha 4h Destatis
Análise: Guilherme Mello, Economista
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui