Entrevistas serão realizadas nos dias 6 e 7 de março, por meio da internet

A Área do Conhecimento da Fundação Perseu Abramo (FPA) divulgou nesta segunda-feira, 24, a relação dos selecionados para as entrevistas para a formação da primeira turma do Mestrado Profissional em Políticas Públicas (veja lista abaixo e o PDF ao lado). Para este que é um dos três cursos do gênero no Brasil, os candidatos para as 25 vagas disponíveis realizaram prova de seleção no último dia 15 de fevereiro.

Nos dias 6 e 7 de março acontecem as entrevistas, via internet (Skype). Os selecionados deverão enviar até a próxima quinta-feira, 27, seu endereço skype e alternativas de horários para entrevista no e-mail: [email protected].

Segundo informou o coordenador do Mestrado da FPA, professor Reginaldo Moraes, as pessoas que se inscreveram tiveram “uma excelente participação e provas bastante boas. Companheiros e companheiras que vieram, muitos deles, de longe, muito longe e com sacrifício. Claro, isso, além da qualidade média alta das provas, deu muito trabalho para selecionar os participantes da fase seguinte, uma vez que temos limites quantitativos – não podemos oferecer vagas para todos e todas”.

Mestrado FPA: confira a lista dos selecionados para entrevista

Na carta enviada a todos que fizeram inscrição é explicado que não foi possível incluir todos os que fizeram boas provas e tinham boas cartas de intenção. “Selecionamos 50 para a fase da entrevista – com base na análise da prova escrita, das informações fornecidas nos formulários, que resumem o currículo, e da carta de intenções. Os 50 primeiros classificados foram listados para a entrevista – há candidatos de praticamente todas as regiões do país (norte, nordeste, leste, sudeste, sul, centro-oeste). E uma grande representação de homens e mulheres, raças e cores. Isto não quer dizer que aqueles que estão fora desta lista foram ‘reprovados’ ou, ainda, impedidos de se apresentar em novos processos seletivos. Muito pelo contrário. Significa, apenas que, neste momento, infelizmente, não estavam entre os 50 primeiros classificados”.

O mestrado é um dos quatro cursos oferecidos pela Área do Conhecimento da Fundação. O curso buscará dar visibilidade à pluralidade da vida brasileira em suas dimensões culturais, de gênero, raciais e regionais. Das 157 inscrições recebidas, 112 preencheram as condições estipuladas no edital e foram selecionadas para a etapa de prova escrita. Para esclarecimento de dúvidas utilize o email [email protected].

LISTA DE SELECIONADOS E SELECIONADAS PARA A ENTREVISTA
           
Ailton Nunes Junior  (São Paulo-SP)
Alberto Moreno Barbosa (São Paulo-SP)
Amanda Regina Barbosa Lemes (Maringá-PR)
Ana Aparecida da Silva (Campinas-SP)
Clarice de Freitas Silva Avila (Barra Mansa-RJ)
Clarissa Rihl Jokowski (Brasília-DF)
Daniela Cristina Sartorato Vilagra (Campinas-SP)
Fabio Jose Nunes Rodrigues (Recife-PE)
Fabio Rogério Mauro Betti (Taquaritinga-SP)
Félix Guedes Aureliano da Silva (Olinda-PE)
Fernando Pacheco Machado Dias (Salvador-BA)
Geraldo Aparecido da Silva (Arcos-MS)
Giany Aparecida Povoa (Jundiaí-SP)
Gleide Andrade de Oliveira (Belo Horizonte-MG)
Guido de Mattos Coutinho (Ouro Preto-MG)
Heber Silveira Rocha (Guarulhos-SP)
Jaci Sabina de Lima Mattos (Diadema-SP)
Jeanne Lina Pereira dos Santos (Brasília-DF)
Jerônimo de Almeida Neto (Santo André-SP)
João Galvino (São Paulo-SP)
Jocivaldo dos Anjos (Antonio Cardoso-BA)
Joellen Jullyane Rocha Ferreira (Ipatinga-MG)
Jorge Alberto Fernandes de Oliveira (São João de Meriti-RJ)
José Cano Herédia Neto (Poá-SP)
José Manuel de Lira (Mauá-SP)
Jozafá Ribeiro Maciel (Palmas-TO)
Kátia Cilene Goulart dos Santos (Belo Horizonte-MG)
Laís Campos de Paiva (Juiz de Fora-MG)
Leandro Dias dos Santos (Carapicuíba-SP)
Luis Henrique Marinho Meira (São Paulo-SP)
Luiz Otávio de Alencar Miranda (São Paulo-SP)
Manoel Henrique Martins (Campinas-SP)
Marcus Vinicius Sidoruk Vidal (Curitiba-PR)
Maria Antonia Silva de Arcanjo (Belém-PA)
Maria Ines Pinto de Oliveira Santiago (São Paulo-SP)
Maurício Manoel Santos da Silva (Fortaleza-CE)
Meire Rose de Morais (São Paulo-SP)
Rafael Fernando Honorio (São Paulo-SP)
Ricardo Costa Gonçalves (Pedreiras-MA)
Rita de Cássia Ferreira de Moraes (Belém-PA)
Rivelino Zarpellon (Xinguara-PA)
Rodrigo Callou da Silva Santos (Recife-PE)
Sérgio Augusto Bianchini (Jundiaí-SP)
Silvana Barboza Cordeiro (Americana-SP)
Tadeu Vaz Pinto Pereira (Bragança Paulista-SP)
Tiago Dias Motta (Sorocaba-SP)
Valdy Ferreira de Menezes (Aracati-CE)
Vanda Pilar S.B.Santana  (Antonina-PR)
Vladimir Milton da Rocha Pomar (Florianópolis-SC)
Waldenyr Martins Sousa (Goiânia-GO)

Veja abaixo a descrição dos cursos oferecidos pela FPA em 2014

Mestrado Profissional em Políticas Públicas
O Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Fundação Perseu Abramo tem por meta formar profissionais tecnicamente preparados e, ao mesmo tempo, cidadãos comprometidos com a transformação das estruturas de nossa sociedade, de modo a torná-la mais justa e igualitária. Compreende um conjunto de disciplinas e atividades de pesquisa que exploram a trajetória do capitalismo mundial e da formação de nosso país, além de exames focalizados de áreas e temas particularmente determinantes na desigualdade de classe que marca profundamente nossa história passada e presente.  Duas frases poderiam resumir o compromisso desse curso: (1) Não basta conhecer o mundo, é preciso transformá-lo; (2) Não basta querer transformar o mundo, é preciso conhecê-lo. Os candidatos precisam ter graduação completa e documentação exigida no edital, para submeter-se ao processo seletivo.

Curso de Capacitação e Difusão de Conhecimento da FPA
Este curso é semipresencial, destinado a todos que tenham ensino médio e acesso a internet. Foi organizado para realizar-se em vários polos do país e tem duração de aproximadamente quatro meses e o objetivo do curso é ampliar a visão sobre o Brasil, seus problemas e os temas caros à esquerda brasileira. A proposta é ainda ampliar nossa capacidade de intervenção social, instrumentalizar o participante com conhecimentos e técnicas que podem ajuda-lo a compreender melhor sua situação local e como se conecta com a situação nacional, a partir daí fornecer algumas ferramentas de intervenção e técnicas de análise.

Curso Capacitação em gestão e políticas públicas nas prefeituras petistas
O curso é presencial, e voltado para gestores, técnicos, servidores, conselheiros municipais e lideranças comunitárias, buscando a compreensão dos desafios de governar e a importância da participação da gestão participativa.