PT fez aniversário e FPA presenteia a militância com dois produtos: Bibliografia do PT e FPAdados

Por Fernanda Estima

O PT comemorou na segunda-feira, 10, com ato realizado em São Paulo, os seus 34 anos de existência. O auditório do Centro de Convenções do Anhembi foi lotado por mais de dois mil militantes de várias regiões de São Paulo e demais estados do Brasil. Para a militância, um momento não só de festa, e reconhecimento pelo crescimento do partido, mas também de preparação para os desafios que estão por vir neste ano eleitoral e de Copa do Mundo.

PT comemora seus 34 anos com ato político em São Paulo

Dilma: PT transformou o Brasil em um país de oportunidades

O evento contou com a presença e participação da presidenta Dilma Rousseff, dos presidentes do PT, Rui Falcão, e do presidente da Fundação Perseu Abramo (FPA), Marcio Pochmann, além de dirigentes, ministros, como Marta Suplicy (Cultura), Renato Rabelo, do PCdoB, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, os governadores petistas, da Bahia, Jaques Wagner, e de Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o candidato ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, os cerca de dois mil presentes também ouviram vídeo com depoimento do ex-presidente Lula, que não participou do ato por estar em viagem a Nova Iorque.

Rui Falcão lembrou o orgulho de ser petista e falou sobre o período que se avizinha: “é também o início de uma grande jornada. Uma caminhada cheia de percalços e obstáculos a suplantar, e com o objetivo inarredável: reeleger a presidenta Dilma Rousseff para consolidar e fazer avançar o projeto de transformações econômicas, sociais, políticas e culturais iniciado pelo presidente Lula em 2003. Sabemos que a população quer mudanças – e as jornadas de junho de 2013 mostraram isso. Mas quer mudanças com Dilma, pois não se deixa seduzir por aqueles que falam em mudar, mas nada acrescentam de verdadeiramente novo ou criativo.”

PT comemora seus 34 anos com ato político em São Paulo

Rui Falcão relembra a trajetória do Partido dos Trabalhadores

A presidenta Dilma declarou que o PT é persistente, cuidadoso e semeador de oportunidades. “Eles teimam, teimam mesmo, em não enxergar que estamos conseguindo construir esse novo Brasil, sem abdicar dos nossos compromissos com a solidez dos fundamentos macroeconômicos, com controle da inflação, equilíbrio das contas públicas, e fazendo a dívida líquida do setor público cair”, afirmou.

Dilma relacionou os vários motivos que compravam que o Brasil além de ser um país que se prepara para o futuro é também um espaço de oportunidades. Apresentou vários números sobre o desenvolvimento do país e avanços em direitos para a população em geral gerados por meio de programas do governo federal.

“Onze anos atrás quando o PT assumiu a presidência, Lula prometeu diminuir a desigualdade, transformar o Brasil em um país de oportunidades para todos os brasileiros, em especial àqueles mais pobres. Quando eu tomei posse, eu prometi continuar a consolidar pelo esforço do povo brasileiro”, falou a presidenta Dilma.

PT comemora seus 34 anos com ato político em São Paulo

Manifestação da militância contra a Ação Penal 470

FPA nos 34 anos
A Fundação Perseu Abramo, além de ter sua diretoria presente ao ato, também participou das comemorações dos 34 anos do Partido dos Trabalhadores com dois lançamentos: a bibliografia do PT e a ferramenta de pesquisa FPAdados.

O aplicativo FPAdados é uma ferramenta que reúne 648 indicadores dos 5.569 municípios brasileiros. O aplicativo pode ser acessado pelo endereço www.fpabramo.org.br/fpadados

Desenvolvido em arquitetura livre e nacional, o sistema permite o acesso a informações atualizadas de abrangência nacional, permite comparar indicadores de por regiões, intervalo de tempo, estudos temáticos, a partir de uma organização por relevância, como educação, economia, saúde, demografia, entre outras.

Já a Bibliografia do PT foi preparada e organizada pelo Centro Sérgio Buarque de Holanda, da FPA, resultante de quase 10 anos de pesquisa, a obra lista mais de 1,2 mil livros sobre o PT, publicados em todo o mundo entre 1978 e 2002, acompanhados de resumos. Trata-se de um subsídio ao debate sobre a história, o legado e os rumos do partido.

Fotos: Sergio Silva e Marcio de Marco