Curso de Formação para Gestores petistas chega a Rondolândia (MT)
De 31 de janeiro a 2 de fevereiro a FPA esteve no Mato Grosso com curso de Gestão Pública
Por Fernanda Estima
Rondolândia (MT) é uma cidade adolescente, tem dezesseis anos de existência. Foi criada em 1998 após ser desmembrada do município de Aripuanã, até então um dos maiores municípios do Centro-Oeste em área territorial. Hoje tem cerca de quatro mil habitantes e pelo menos 70% de sua população está na área rural.
A Fundação Perseu Abramo foi conhecer um pouco mais do grande interior do país e levou o segundo Curso de Gestão Pública da FPA: Empreendedorismo Social e Economia Solidária. De acordo com a descrição de Toni Cordeiro, responsável pelo curso, “o principal propósito é trabalhar o social como resgate da cidade e um processo de inclusão, se diferenciando do tal terceiro setor, que mostra o social como uma benevolência e também trabalhar o empreendedorismo sob a ótica do coletivo e não como um talento individual”.
Prefeita Bett Sabah durante os debates que aconteceram no curso
O curso contou com a presença constante da prefeita e secretários, de militantes do PT, funcionárias da prefeitura, representantes da etnia Suruí, população em geral e também teve a participação do presidente do partido no Mato Grosso, William Sampaio, da secretária de Formação estadual, Elen Carolina, e do assessor do DR, Rafael Costa.
Com a economia predominantemente rural e voltada para a produção de gado e leite, Rondolândia está bem mais próxima de Rondônia do que do Mato Grosso. Há aldeias indígenas e histórico de violência política pela disputa de terras, que atingiu o Padre Ezequiel há quase trinta anos, o sertanista, indigenista e ex-presidente da Funai, Apoena Meireles, em 2004, e recentemente na antevéspera da última eleição para prefeito, o presidente do PT local também foi encontrado morto.
Auditório da Câmara Municipal de Rondolândia na abertura do curso
A enfermeira Bett Sabah foi eleita prefeita na última eleição, numa disputa acirrada que a levou à vitória com uma diferença de apenas três votos. Jovem, simpática, trabalhadora e querida por toda população, a petista enfrenta as dificuldades comuns de pequenas cidades: após o primeiro ano de gestão, já é possível dizer que Rondolândia segue novo rumo: investimentos em infraestrutura, educação, lazer e saúde são os pontos fortes.
Bett fez a abertura do curso agradecendo a presença da FPA e a mobilização dos presentes. Para ela, é um sinal que não só os grandes centros estão na pauta. “Somos uma cidade pequena, mas é na cidade que construímos os avanços e a própria felicidade das pessoas. Um governo do PT deve ser voltado para a expectativa das pessoas nas cidades”, declarou.
PT do Mato Grosso presente no curso de Rondolândia
Toni Cordeiro usa os momentos do curso para relembrar o modo petista de governar e suas várias experiências no país, dá exemplos concretos de como a gestão pode ser melhorada, de atitudes e situações que devem ser evitadas. Oferece aos presentes sugestões de caminhos dentro do serviço público e possibilidades de investimento. E o tempo todo, a partir da sugestão de livros, textos e endereços da internet, insiste na fundamental e continuada formação daqueles que estão à frente de prefeituras.
Toni é animado para levar conhecimento e formação pelo país e explica: “o curso Plano de Governo e Ações para Governar já tínhamos feito em seis estados e dezessete cursos em cidades sedes, chegando a 130 cidades e 599 participantes. Em Rondolândia, na verdade, foram dois cursos em três dias. O Plano de Governo e Ações para Governar e o lançamento do curso de Empreendedorismo Social e Negócios Solidários”.
Fotos: Sérgio Silva
Assista o vídeo produzido em Rondolândia