FPA oferece cursos de Difusão de Conhecimento para toda militância petista
Curso pretende ser espaço para troca de experiências em gestão e políticas públicas,e é destinado a todos e todas as filiadas petistas, sem necessidade de curso superior
Para contribuir com a formação e difusão do conhecimento necessários para o formação crítica e política dos petistas, e garantir continuidade dos trabalhos desenvolvidos na Fundação Perseu Abramo (FPA), os filiados e filiadas sem curso superior poderão participar do Cursos de Difusão de Conhecimento. O período de inscrições vai até o dia 2 de fevereiro, e podem ser feitas por aqui, na página do Curso de Difusão, na Área do Conhecimento da FPA.
Destinado a toda militância do Partido dos Trabalhadores, o objetivo é criar para os filiados de todo o país um espaço para troca de experiências sobre gestão e políticas públicas e contribuir para a difusão do conhecimento acumulado pela Fundação Perseu Abramo.
Os cursos vão discutir os “Projetos para o Brasil”, série elaborada pela FPA com estudos e pesquisas analíticas sobre “problemas” brasileiro, e também avaliarão dezoito temas do projeto “Ideias para o Brasil”, que compõem a o núcleo central dos temas tratados no Curso.
Difusão do Conhecimento em Gestão e Políticas Públicas
O curso de Difusão do Conhecimento tem duração total de 212 horas, aproximadamente quatro meses, divido em dois módulos, com um momento presencial e obrigatório em cidades pólo. São quatro mil vagas em todo o país, com início das aulas previsto para fevereiro. Coordenado por Luís Fernando Vitagliano, professor universitário de Ciência Política. que trabalha com o tema de Gestão Pública desde 2005 quando integrou o GEPP, um Grupo de Pesquisa sobre Políticas Públicas na Unicamp (Universidade de Campinas).
Segundo Luís Fernando, é necessário que o PT faça o debate buscando contribuir para as transformações necessárias aos seus governos. “Rebater a lógica predominante e criar estratégias para nos contrapor é necessário e fundamental para o projeto de mudanças que está nas entranhas do Partido dos Trabalhadores. Nesse sentido, o curso buscará contextualizar as estratégias de combate às ideologias dominantes e propor alternativas de atuação que são importantes para questionar a ordem liberal-conservadora e avançar na construção de uma sociedade superior”, explicou.
Para 2014 a Fundação Perseu Abramo (FPA), do Partido dos Trabalhadores, lança a Área do Conhecimento, que vai reunir quatro cursos da FPA voltados para a gestão, e também aprimoramento de estudos, de Políticas Públicas. Além de novas turmas do curso de pós-graduação em Gestão e Políticas Públicas, a área conta conta com mais três cursos: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, com 25 vagas, Difusão de Conhecimento em Gestão e Políticas Públicas, com 4 mil vagas, e Curso de Capacitação em Gestão e Políticas Públicas nas prefeituras petistas, com 900 vagas.
Em 2013 a FPA iniciou, para os filiados e filiadas petistas, duas turmas do curso de pós-graduação. Foram mais de 1.000 inscrições e 900 vagas distribuídas em 3 (três) turmas, com início das aulas em agosto, para a primeira turma, e outubro, para a segunda. A terceira turma tem início das aulas previsto para fevereiro/março de 2014.
Para os cursos de 2014 as inscrições começam em 6 de janeiro de 2014. Mais informações disponíveis em na Área do Conhecimento, em (www.fpabramo.org.br/conhecimento)
Veja abaixo a descrição dos cursos oferecidos pela FPA em 2014:
Mestrado Profissional em Políticas Públicas
O Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Fundação Perseu Abramo tem por meta formar profissionais tecnicamente preparados e, ao mesmo tempo, cidadãos comprometidos com a transformação das estruturas de nossa sociedade, de modo a torná-la mais justa e igualitária. Compreende um conjunto de disciplinas e atividades de pesquisa que exploram a trajetória do capitalismo mundial e da formação de nosso país, além de exames focalizados de áreas e temas particularmente determinantes na desigualdade de classe que marca profundamente nossa história passada e presente. Duas frases poderiam resumir o compromisso desse curso: (1) Não basta conhecer o mundo, é preciso transformá-lo; (2) Não basta querer transformar o mundo, é preciso conhecê-lo.
Os candidatos precisam ter graduação completa e documentação exigida no edital, para submeter-se ao processo seletivo.
Curso de Pós graduação em Gestão e Políticas Públicas
É um curso semipresencial, destinado a participantes que já concluíram o ensino superior em instituições certificadas pelo MEC e já conta com duas turmas em andamento. As aulas presenciais (três finais de semana) serão realizadas em São Paulo. O curso tem duração aproximada de nove meses e apresenta certificação de Lato Senso aos seus concluintes. O objetivo é apresentar aos participantes uma visão de Brasil e dos dilemas que enfrentamos na atualidade para a implementação de políticas inovadoras e transformadoras, além de propor ferramentas de análise de gestão e de politicas públicas para ampliar o conhecimento e capacidade de intervenção e fortalecer a capacidade decisória do gestor.
Curso Capacitação em gestão e políticas públicas nas prefeituras petistas
Foto: Mário Agra/PT Nacional