PT realiza 5º Congresso Nacional em Brasília
Luiz Gushiken e Marcelo Déda, serão homenagenados durante a realização do Congresso
O Partido dos Trabalhadores realiza seu 5º Congresso Nacional em Brasília (DF), de 12 a 14 de dezembro. Os líderes petistas falecidos este ano, Luiz Gushiken e Marcelo Déda, serão homenagenados durante a realização do Congresso.
Em seu texto de convocatória, a direção do partido afirma que “o debate dos documentos que venham a ser produzidos para o 5º Congresso, a partir de uma pauta que reflita as preocupações até aqui apontadas, e outras que sejam suscitadas, deve se fazer de cara à sociedade brasileira. O fato de ser um Congresso partidário – de uma parte do país, portanto – não pode permitir que se erga uma muralha entre o PT e o conjunto da sociedade brasileira. O partido encontrará os meios de fazer com que nossos debates internos − em meio ao Processo de Eleição Direta (PED) de nossas direções − sejam permeados pelas vozes da sociedade que nos têm acompanhado há décadas, apoiando – nos ou exercendo a crítica construtiva de nossas ideias e ações”.
A direção petista espera que o Congresso dedique um espaço “importante para analisar a situação e as perspectivas do Partido dos Trabalhadores. Impõe-se não só a realização de um profundo balanço de nossa trajetória, como um movimento que fortaleça nossas definições programáticas e nossa capacidade de intervenção na conjuntura”.
O texto ainda afirma que “importantes conquistas democráticas de nossa vida partidária – como o direito de tendências ou a participação de mulheres nas direções – ainda convivem com sinais de perda de vitalidade de nossa vida interna. Muitos “setoriais” estão afastados das problemáticas e dinâmicas reais dos segmentos que pretendem representar. A despeito da imagem altamente positiva que nossos governos e nosso partido têm no mundo, ainda não ocorreu um efetivo movimento de internacionalização do PT, absolutamente necessário neste momento de profunda crise que atravessa a economia mundial e, com ela, a política e as ideias de esquerda. Esse movimento deve comprometer o conjunto do partido”.
O texto de contribuição de Marco Aurélio Garcia apresentado ao Diretório Nacional, servirá de base para debate e apresentação de emendas, até a véspera da abertura do Encontro. A Comissão do 5º Congresso para organização das mesas temáticas é composta por: Marco Aurélio Garcia, Ricardo Berzoini, João Vaccari, José Roberto Paludo, Carlos Árabe, Markus Sokol, Jorge Coelho, Sheila Oliveira, Bruno Elias, Iole Ilíada, Luciana Mandelli e Romênio Pereira.
Veja aqui os demais documentos e informações gerais sobre a realização do 5º Congresso.
Serviço
5º Nacional do PT
Centro de Convenções Brasil 21 (Setor Hoteleiro Sul, Quadra 06, Lote 1, Conjunto A, Plano Piloto)