Luiz Gushiken e Marcelo Déda, serão homenagenados durante a realização do Congresso

O Partido dos Trabalhadores realiza seu 5º Congresso Nacional em Brasília (DF), de 12 a 14 de dezembro. Os líderes petistas falecidos este ano, Luiz Gushiken e Marcelo Déda, serão homenagenados durante a realização do Congresso.

Em seu texto de convocatória, a direção do partido afirma que “o debate dos documentos que venham a ser produzidos para o 5º Congresso, a partir de uma pauta que reflita as preocupações até aqui apontadas, e outras que sejam suscitadas, deve se fazer de cara à sociedade brasileira. O fato de ser um Congresso partidário – de uma parte do país, portanto – não pode permitir que se erga uma muralha entre o PT e o conjunto da sociedade brasileira. O partido encontrará os meios de fazer com que nossos debates internos − em meio ao Processo de Eleição Direta (PED) de nossas direções − sejam permeados pelas vozes da sociedade que nos têm acompanhado há décadas, apoiando – nos ou exercendo a crítica construtiva de nossas ideias e ações”.

A direção petista espera que o Congresso dedique um espaço “importante para analisar a situação e as perspectivas do Partido dos Trabalhadores. Impõe-se não só a realização de um profundo balanço de nossa trajetória, como um movimento que fortaleça nossas definições programáticas e nossa capacidade de intervenção na conjuntura”.

PT realiza 5º Congresso Nacional em Brasília

O texto ainda afirma que “importantes conquistas democráticas de nossa vida partidária – como o direito de tendências ou a participação de mulheres nas direções – ainda convivem com sinais de perda de vitalidade de nossa vida interna. Muitos “setoriais” estão afastados das problemáticas e dinâmicas reais dos segmentos que pretendem representar. A despeito da imagem altamente positiva que nossos governos e nosso partido têm no mundo, ainda não ocorreu um efetivo movimento de internacionalização do PT, absolutamente necessário neste momento de profunda crise que atravessa a economia mundial e, com ela, a política e as ideias de esquerda. Esse movimento deve comprometer o conjunto do partido”.

O texto de contribuição de Marco Aurélio Garcia apresentado ao Diretório Nacional, servirá de base para debate e apresentação de emendas, até a véspera da abertura do Encontro. A Comissão do 5º Congresso para organização das mesas temáticas é composta por: Marco Aurélio Garcia, Ricardo Berzoini, João Vaccari, José Roberto Paludo, Carlos Árabe, Markus Sokol, Jorge Coelho, Sheila Oliveira, Bruno Elias, Iole Ilíada, Luciana Mandelli e Romênio Pereira.

Veja aqui os demais documentos e informações gerais sobre a realização do 5º Congresso.

Serviço
5º Nacional do PT
Centro de Convenções Brasil 21 (Setor Hoteleiro Sul, Quadra 06, Lote 1, Conjunto A, Plano Piloto)

Centro de Convenções Brasil 21 ((Setor Hoteleiro Sul, Quadra 06, Lote 1, Conjunto A, Plano Piloto) – See more at: http://www.pt.org.br/noticias/view/diretorio_nacional_do_pt_faz_reuniaeo_nesta_quarta_em_brasilia#sthash.4fcfPXFc.dpuf

Centro de Convenções Brasil 21 ((Setor Hoteleiro Sul, Quadra 06, Lote 1, Conjunto A, Plano Piloto) – See more at: http://www.pt.org.br/noticias/view/diretorio_nacional_do_pt_faz_reuniaeo_nesta_quarta_em_brasilia#sthash.4fcfPXFc.dpuf
Centro de Convenções Brasil 21 ((Setor Hoteleiro Sul, Quadra 06, Lote 1, Conjunto A, Plano Piloto) – See more at: http://www.pt.org.br/noticias/view/diretorio_nacional_do_pt_faz_reuniaeo_nesta_quarta_em_brasilia#sthash.4fcfPXFc.dpuf