Grupo “Política educacional, cidadania e conquistas democráticas” foi aberto com a intervenção de Pablo Gentili, coordenador da mesa e do grupo de pesquisadores

O debate no grupo “Política educacional, cidadania e conquistas democráticas” foi aberto com a intervenção de Pablo Gentili, coordenador da mesa e do grupo de pesquisadores reunidos pela FPA para debater o tema. Gentili apresentou os métodos, participantes e os principais resultados da iniciativa, consolidados no livro de mesmo nome, lançado pela Editora Perseu Abramo no I Fórum FPA 2013 – Ideias para o Brasil, e distribuído aos participantes do debate. Em termos gerais, a publicação corresponde a um detalhado quadro dos avanços e desafios da educação no Brasil, contemplando temas como os vários níveis de ensino, o financiamento, a participação popular e a valorização dos profissionais, por exemplo.

I Fórum FPA 2013: Política educacional, cidadania e conquistas democráticas

Mesa sobre educação coordenada por Pablo Gentili durante os debates

Salete Valesan Camba, primeira pesquisadora a intervir no debate, discorreu sobre a educação popular, ressaltando a importância desta como aspecto estruturante das políticas educacionais, desde o nível básico até superior, evitando contrapor cultura popular e cultura erudita. Em seguida, a pesquisadora Maria Aparecida Perez abordou o papel dos municípios na elaboração de políticas educacionais, destacando a necessidade de mudanças no marco legal e melhor articulação dos programas nacionais com as realidades locais como condição para seguir avançado nas mudanças. Mario Theodoro concluiu a intervenção dos pesquisadores, analisado a educação do ponto de vista da questão racial.

Aberto o debate ao público – formado por militantes do PT, gestores petistas, pesquisadores e profissionais do campo da educação, e também por profissionais de outras áreas envolvidos em iniciativas de caráter educacional –, o escopo da discussão foi bastante ampliado. Intervenções dos participantes abordaram a implementação de programas educacionais em nível local; a relação das políticas educacionais com as de outras áreas; os avanços e retrocessos observados em relação ao tema nas formulações e práticas do PT, dos movimentos sociais do campo da educação e no âmbito de governos encabeçados pelo partido; e também experimentos recentes do PT no campo da educação ou formação política de sua militância nas bases.