Neste volume, sob a coordenação de Guaracy Minguardi, será apresentado um diagnóstico das complexas e fundamentais questões relativas à violência e à segurança pública no país

Coordenado por Guaracy Mingardi, o tema faz parte de livro inédito a ser divulgado durante o Fórum, organizado pela Fundação Perseu Abramo, do Partido dos Trabalhadores, que ocorrerá em São Paulo nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro (sexta, sábado e domingo) no Espaço Immensità – Mercure Nortel (Av. Luiz Dumont Villares, 392, Santana).

Debater o Brasil! Este é o principal objetivo do I Fórum FPA 2013. Com base em publicações inéditas, que analisam com profundidade 18 temas e os 26 Estados da Federação mais o Distrito Federal, elaboradas por mais de 400 especialistas – tanto provenientes do âmbito acadêmico como com atuação nos movimentos sociais e em órgãos governamentais –, o Fórum FPA 2013 tem o objetivo de, em um mesmo espaço, reunir as boas ideias que surgiram a partir dos  “Projetos Para o Brasil e Situação dos Estados” – publicações e apresentações que serão divulgadas no evento – , ouvir e debater projetos e programas para que o Brasil siga mudando.

Além do debate com base nessas publicações, o Fórum também terá espaço para atividades autogestionadas e temáticas (Mulheres, Combate ao Racismo, Cultura, Agrária, Sindical e Meio Ambiente, Direitos Humanos, entre outras), e para os demais projetos da FPA (Classes Sociais, Pesquisas, Comunicação, Ativismo Digital etc).

O Fórum é aberto e gratuito. Pretende reunir, além dos especialistas, representantes do governo, da academia, da sociedade, da juventude, de movimentos sociais, de partidos políticos, de instituições de pesquisa, de profissionais liberais, da classe artística e de sindicatos, além de gestores públicos, comunicadores e estudantes – ou seja, representantes de todas as partes que compõem este grande país, o Brasil.

Violência e segurança pública
Neste volume, sob a coordenação de Guaracy Minguardi, os autores construirão, cada um com seu ponto de vista, um diagnóstico das complexas e fundamentais questões relativas à violência e à segurança pública no país, abordando temas que vão do papel das estatísticas na percepção da criminalidade até o problema do financiamento da segurança, passando pelo processo de estruturação dessa área no país, pelos problemas que envolvem a polícia investigativa, pelas relações entre violência e políticas para a juventude, pelo atualíssimo debate sobre as experiências de policiamento comunitário no Brasil, pela questão do tráfico e das organizações criminais e pelo papel das guardas municipais nessa estrutura.
 
Em cada texto, como a leitora e o leitor perceberão, há um olhar e uma apreciação  particulares dos problemas levantados, assim como uma opinião própria sobre as possíveis soluções. Não obstante, por vezes estabelece-se inadvertidamente um diálogo entre os autores, marcado por convergências e divergências, como todo bom diálogo costuma ser.
 
O livro não esgota a complexa temática, sobretudo em um momento de grande questionamento do papel, estrutura e funcionamento do aparato policial no país. Mas oferece sem dúvida elementos relevantes para um enfrentamento da questão, de um ponto de vista democrático e popular.

Fórum FPA 2013 – Ideias para o Brasil
29, 30 de novembro e 1 de dezembro
hotel Mercure São Paulo Nortel, no espaço de convenção Immensità
Av. Luís Dumont Villares, 392, Vila Guilherme
Inscrições de 11 a 22 de novembro, pelo portal da FPA (www.fpabramo.org.br/forum2013)

`