Fórum FPA debate o Brasil, a crise internacional e os projetos de sociedade
Neste volume, Wladimir Pomar dialogará, a partir de seu ponto de vista marxista, com um vasto conjunto de autores de variadas áreas e filiações políticas e ideológicas
Coordenado por Wladimir Pomar, o tema faz parte de livro inédito a ser divulgado durante o Fórum, organizado pela Fundação Perseu Abramo, do Partido dos Trabalhadores, que ocorrerá em São Paulo nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro (sexta, sábado e domingo) no Espaço Immensità – Mercure Nortel (Av. Luiz Dumont Villares, 392, Santana).
Debater o Brasil! Este é o principal objetivo do I Fórum FPA 2013. Com base em publicações inéditas, que analisam com profundidade 18 temas e os 26 Estados da Federação mais o Distrito Federal, elaboradas por mais de 400 especialistas – tanto provenientes do âmbito acadêmico como com atuação nos movimentos sociais e em órgãos governamentais –, o Fórum FPA 2013 tem o objetivo de, em um mesmo espaço, reunir as boas ideias que surgiram a partir dos “Projetos Para o Brasil e Situação dos Estados” – publicações e apresentações que serão divulgadas no evento – , ouvir e debater projetos e programas para que o Brasil siga mudando.
Além do debate com base nessas publicações, o Fórum também terá espaço para atividades autogestionadas e temáticas (Mulheres, Combate ao Racismo, Cultura, Agrária, Sindical e Meio Ambiente, Direitos Humanos, entre outras), e para os demais projetos da FPA (Classes Sociais, Pesquisas, Comunicação, Ativismo Digital etc).
O Fórum é aberto e gratuito. Pretende reunir, além dos especialistas, representantes do governo, da academia, da sociedade, da juventude, de movimentos sociais, de partidos políticos, de instituições de pesquisa, de profissionais liberais, da classe artística e de sindicatos, além de gestores públicos, comunicadores e estudantes – ou seja, representantes de todas as partes que compõem este grande país, o Brasil.
Brasil, crise internacional e projetos de sociedade
Neste volume, Wladimir Pomar dialogará, a partir de seu ponto de vista marxista, com um vasto conjunto de autores de variadas áreas e filiações políticas e ideológicas, buscando identificar as contradições do desenvolvimento capitalista no Brasil e no mundo, através de uma extensa análise do processo histórico de acumulação do capital e da configuração atual do capitalismo, marcado pelo que o autor chamará de uma “crise cíclica de superprodução de mercadorias dinheiro-fictício”.
Partindo desse diagnóstico, Pomar debaterá os processos engendrados por tais contradições, avaliando criticamente os principais projetos políticos de sociedade e as propostas reformistas e revolucionárias para sua construção, tanto no âmbito do capitalismo como entre os que buscam sua superação ou sua erradicação. Essa análise, no entanto, não visará apenas à retomada do debate no campo das ideias abstratas. A preocupação central do autor está nas luzes que podem ser lançadas sobre os desafios e possibilidades postos para os que desejam transformar a sociedade brasileira, tornando-a estruturalmente desenvolvida do ponto de vista econômico e social, em uma perspectiva popular e democrática que possibilite a construção de um processo de transição socialista. Se a empreitada é vasta, certamente o livro oferecerá aportes analíticos fundamentais para os que buscam, teorica e praticamente, trilhar esse caminho.
Fórum FPA 2013 – Ideias para o Brasil
29, 30 de novembro e 1 de dezembro
hotel Mercure São Paulo Nortel, no espaço de convenção Immensità
Av. Luís Dumont Villares, 392, Vila Guilherme
Inscrições de 11 a 22 de novembro, pelo portal da FPA (www.fpabramo.org.br/forum2013)