Neste volume, elaborado sob a coordenação de Carlos Mielitz, especialistas em distintos aspectos da questão agrária tecerão um diagnóstico sobre a estrutura e as características do desenvolvimento agrícola no Brasil

Coordenado por Carlos Mielitz, o tema faz parte de livro inédito a ser divulgado durante o Fórum, organizado pela Fundação Perseu Abramo, do Partido dos Trabalhadores, que ocorrerá em São Paulo nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro (sexta, sábado e domingo) no Espaço Immensità – Mercure Nortel (Av. Luiz Dumont Villares, 392, Santana).

Debater o Brasil! Este é o principal objetivo do I Fórum FPA 2013. Com base em publicações inéditas, que analisam com profundidade 18 temas e os 26 Estados da Federação mais o Distrito Federal, elaboradas por mais de 400 especialistas – tanto provenientes do âmbito acadêmico como com atuação nos movimentos sociais e em órgãos governamentais –, o Fórum FPA 2013 tem o objetivo de, em um mesmo espaço, reunir as boas ideias que surgiram a partir dos  “Projetos Para o Brasil e Situação dos Estados” – publicações e apresentações que serão divulgadas no evento – , ouvir e debater projetos e programas para que o Brasil siga mudando.

Além do debate com base nessas publicações, o Fórum também terá espaço para atividades autogestionadas e temáticas (Mulheres, Combate ao Racismo, Cultura, Agrária, Sindical e Meio Ambiente, Direitos Humanos, entre outras), e para os demais projetos da FPA (Classes Sociais, Pesquisas, Comunicação, Ativismo Digital etc).

O Fórum é aberto e gratuito. Pretende reunir, além dos especialistas, representantes do governo, da academia, da sociedade, da juventude, de movimentos sociais, de partidos políticos, de instituições de pesquisa, de profissionais liberais, da classe artística e de sindicatos, além de gestores públicos, comunicadores e estudantes – ou seja, representantes de todas as partes que compõem este grande país, o Brasil.

Desenvolvimento agrícola e questão fundiária
Neste volume, elaborado sob a coordenação de Carlos Mielitz, especialistas em distintos aspectos da questão agrária tecerão um diagnóstico sobre a estrutura e as características do desenvolvimento agrícola no Brasil, apontando suas repercussões econômicas e sociais.

Para realizar esta análise, os autores discutirão o processo histórico de conformação do padrão agrário no país e sua consequente dimensão fundiária, com destaque para as classes e segmentos de classe assim constituídos, para os distintos modelos de produção e distribuição e para as mudanças relevantes ocorridas nos últimos anos. Nessa abordagem, ganharão evidência tanto a importância da agricultura familiar quanto a centralidade da ideia de soberania e segurança alimentar para o projeto de desenvolvimento nacional.
 
Avaliando as alternativas e propostas apresentadas nesse debate, e enfatizando o papel do Estado e das políticas públicas na superação das contradições e conflitos resultantes de uma estrutura altamente concentrada e socialmente injusta, este estudo conduzirá à constatação de que o avanço de um projeto democrático e popular passa necessariamente por transformações de fundo, no que se refere à questão agrária brasileira.

Fórum FPA 2013 – Ideias para o Brasil
29, 30 de novembro e 1 de dezembro
hotel Mercure São Paulo Nortel, no espaço de convenção Immensità
Av. Luís Dumont Villares, 392, Vila Guilherme
Inscrições de 11 a 22 de novembro, pelo portal da FPA (www.fpabramo.org.br/forum2013)

`