Em Salvador, Néstor García Canclini discute as transformações culturais na sociedade atual
Evento desta sexta-feira, 25, encerra o ciclo do Fórum do Pensamento Crítico, com palestra do filósofo argentino, sobre cultura cidadã na transformação social
No dia 25 de outubro, o Fórum do Pensamento Crítico recebe o antropólogo e professor argentino Néstor García Canclini, considerado um dos maiores investigadores em comunicação, cultura e sociologia da América Latina. Ele vai debater cultura e transformação social no Teatro ISBA, em Ondina, a partir das 19h, com entrada gratuita. O evento conta com o apoio da Fundação Perseu Abramo, (FPA), e transmissão online em tempo real por meio da tevêFPA, no portal da FPA e no portal da Fundação Pedro Calmon: www.fpc.ba.gov.br/forum.
Com trabalho pautado na pós-modernidade e na cultura, a partir do ponto de vista latino-americano, Canclini abordará o desenvolvimento de uma cultura cidadã como componente vital do processo de transformação da sociedade atual. Doutor em Filosofia pelas universidades de Paris e La Plata, Canclini já Lecionou nas universidades de Austin, Duke, Stanford, Barcelona, Buenos Aires e São Paulo. Ele recebeu o título de pesquisador emérito do Sistema Nacional de Pesquisadores do México e Uma de suas obras, Culturas Híbridas, recebeu o prêmio Book Award, concedido pelo Latin American Studies Association, por ter sido considerado o livro do ano em 2002 sobre a América Latina.
Outras obras de destaque são Consumidores e Cidadãos, A Globalização imaginada e As Culturas Populares no Capitalismo. Também coordenou livros coletivos Cultura e desenvolvimento: uma visão crítica da juventude (Polity Press, 2012), Jovens, culturas urbanas e redes digitais (Ariel – Fundación Telefónica – UAM, 2012) e Juventude criativa: estratégias e redes culturais (FONCA – UAM -Juan Pablos , 2013).
O Fórum
De agosto a dezembro deste ano, a nova edição do Fórum do Pensamento Crítico discute o tema “Cultura e transformação social”. Aberto à discussão pública e democrática, o evento tem pensadores renomados do país e do exterior, promovendo um amplo espaço de reflexão sobre temas atuais com palestrantes expoentes do meio intelectual brasileiro e de outros países. O evento conta com apoio da Fundação Perseu Abramo e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, que incorporou as conferências como atividade de extensão.
A série de conferências do Fórum do Pensamento Crítico, neste segundo semestre, foi reiniciada em 13 de agosto, com o presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann, e com o secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim. Em setembro, o evento teve a participação do escritor e cientista político Emir Sader, que falou sobre o “Pensamento crítico latino-americano e posneoliberalismo”, cujo vídeo, na íntegra, está disponível no canal da FPA no Youtube, que também inclui o vídeo da apresentação que abriu o ciclo de debates no segundo semestre, feita pelo presidente da FPA, Marcio Pochmann. A filósofa Marilena Chauí também participou desta segunda etapa do fórum.
Serviço:
Fórum do Pensamento Crítico
Tema do debate – Cultura e transformação social
Conferencista – Néstor García Canclini, doutor em Filosofia pelas universidades de Paris e La Plata
Data/hora – 25 de outubro – 19h
Inscrições – www.fpc.ba.gov.br/forum
Local – Teatro Isba – Av. Oceânica, 2717 – Ondina
Transmissão: tevêFPA