Atividades da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação
De 13 e 20 de outubro: Projeto de Lei da Mídia Democrática na pauta das atividades
Por Campanha Para Expressar a Liberdade
Aproxima-se a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, e com ela, a necessidade de organizarmos atividades em torno da campanha Para Expressar a Liberdade em todo o país.
Na XVII Plenária do FNDC, que reuniu mais de uma centena de delegados, delegadas e observadores de inúmeras entidades e organizações em Brasília, em setembro, foi definido que a semana compreendida entre os dias 13 e 20 de outubro será de intensificação das atividades em torno de nosso principal instrumento de luta, o Projeto de Lei da Mídia Democrática.
Já temos informações de ações programadas em Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, e devemos nos inspirar nestas atividades para programar outras em todos os estados.
Como atividade preparatória, sugerimos que no próximo dia 5/10, quando a Constituição de 1988 completa 25 anos, façamos nacionalmente uma agitação nas redes sociais em torno dos pontos não regulamentados no que se refere à comunicação. Nas redes e na página da Campanha (www.paraexpressaraliberdade.org.br) já estão sendo divulgados memes e artes para ampla difusão.
Abaixo, uma lista de sugestões de atividades que podem ser realizadas durante a semana:
– Exibição de vídeos em locais públicos: Cordel do Marco Regulatório, Levante sua Voz, vídeos do Freenet sobre Marco Civil da Internet, Democratize Já!;
– Eventos abertos com música, rádios e TVs caseiras ao vivo em locais públicos, aulas públicas e afins;
– Montagem de pontos de coleta do Projeto de Lei em espaços públicos de grande movimento: ruas e praças movimentadas, rodoviárias, faculdades e manifestações;
– Realização de debates em universidades e sindicatos, abordando questões relacionadas ao Marco Regulatório e sua relação com temas emergentes, como as manifestações de junho, cobertura da imprensa, greves e paralisações, marco civil da internet, direito de resposta, concentração dos meios e TVs públicas, entre outros.
É fundamental que as atividades realizadas sejam informadas previamente e posteriormente relatadas, preferencialmente também com fotos e vídeos, por e-mail ao FNDC ([email protected] e [email protected]), o que permitirá que tenhamos ação e divulgação bem articuladas para seguirmos avançando na luta por uma regulamentação verdadeiramente democrática das comunicações. Na medida em que forem sendo estruturadas as agendas nos estados, elas serão divulgadas em nossos sites e redes.
Boas atividades a todos e todas!
Campanha Para Expressar a Liberdade