Joaquim Soriano, diretor da FPA, entrevista Jean Tible na próxima quarta-feira

Na próxima quarta-feira, 2 de outubro, Joaquim Soriano, diretor da Fundação Perseu Abramo, conversa com Jean Tible no programa entrevistaFPA. Na ocasião Tible irá falar sobre seu livro, Marx Selvagem, lançado pela Annablume Editora em setembro.

Jean Tible é doutor em Sociologia (Unicamp), professor de relações internacionais (Fundação Santo André) e diretor de projetos da FES (Fundação Friedrich Ebert no Brasil).

Na apresentação do livro, Laymert Garcia dos Santos avisa: “meu primeiro impulso é dizer que precisamos ler o livro de Jean Tible porque somos brasileiros, proque somos latinoamericanos, porque estamos vivendo um momento singular e uma conjuntura única na América Latina”.

O prefácio é assinado por Michael Löwy, sociólogo e diretor de pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique. Entre seus argumentos para anunciar Marx Selvagem, ele escreveu que “este ensaio é um trabalho importante, original e instigante. Jean Tible não só domina perfeitamente toda a literatura sobre a questão – Theodor Shanin, Kevin Anderson, Lawrence Krader, Maximilien Rubel, Miguel Abensour, etc –, mas apresenta aspectos novos da discussão, buscando confrontar Marx com a América indígena”.

 

entrevistaFPA
Este será o sexto programa da série, que já teve as participações dos ex-ministros do governo Lula, José Dirceu (Casa Civil) e Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência), dos economistas Reginaldo Moraes, professor da Unicamp, e João Sicsú, que lançou seu livro “Dez anos que abalaram o Brasil. E o futuro”, e do professor Eduardo Fagnani, que falou sobre os últimos dados do Pnad.

O programa entrevistaFPA é composto de quatro blocos, sendo que o último é dedicado a perguntas dos (as) internautas, enviadas ao e-mail [email protected], ou pelas redes sociais da Fundação: pelo twitter @fpabramo ou pelo Facebook, www.facebook.com/fundacao.perseuabramo.

Serviço
entrevistaFPA com Jean Tible
Quarta-feira, 2 de outubro, às 11 horas
Transmissão ao vivo pela tevêFPA