Petistas preparam segunda edição da Jornada Nacional Feminismo
ENFPT e Secretaria Nacional de Mulheres realizam oficina na sede da FPA
Nesta terça-feira, 24, a Escola Nacional de Formação, em conjunto com a Secretaria Nacional de Mulheres do PT, realizou uma oficina para a construção da segunda edição da Jornada Nacional Feminismo e a organização das mulheres petistas.
A atividade foi conduzida pela diretora da Fundação Perseu Abramo e da ENFPT, Fátima Cleide, responsável pela organização desta jornada, e contou com a presença de 24 mulheres petistas, incluindo a secretária nacional de Mulheres, Laisy Moriere, a diretora da ENFPT, Selma Rocha, e secretárias estaduais de formação para mulheres.
Para orientar a oficina, Selma Rocha abriu o encontro com uma breve apresentação da organização da ENFPT e dos cursos, com base nas diretrizes curriculares e metodológicas da Escola, reforçando que as atividades de formação são destinadas não só para dirigentes, mas também para militantes de base.
Oficina para a construção da segunda edição da Jornada Nacional Feminismo
Quanto aos conteúdos dos cursos, Selma ressaltou: “além da história do PT, os conteúdos buscam oferecer instrumentos teóricos, a partir da produção política do partido, e consideram também as experiências dos petistas”. Selma ainda destacou que os cursos são sempre elaborados em uma construção coletiva, abrangendo o posicionamento e a produção política das diversas correntes e setoriais do partido.
Neste contexto de eleições internas no PT, Laisy Moriere apontou a necessidade de dialogar com a direção que virá após o PED para que esta se responsabilize efetivamente pela formação: “A direção deve promover não só cursos e jornadas, mas também seminários e debates nos diretórios nacional, estaduais e municipais”. Outro desafio levantado por Laisy é a questão das mulheres e da paridade de gênero. Para a secretária, este tema também deve entrar na pauta de discussão com a nova direção, para que não seja apenas um debate das mulheres petistas, mas sim inclua os homens do partido.
Em breve, serão divulgadas novas informações sobre o processo de elaboração e o desenho desta segunda edição da Jornada.
Texto e foto produzidos pela equipe da Escola Nacional de Formação