Ermínia Maricato é a convidada do ciclo Classes Sociais
No dia 26 de setembro a urbanista fala sobre Cidade e Luta de Classes no Brasil
>Na quinta-feira, 26, a partir das 9h30, será realizada mais uma rodada do ciclo Classes Sociais, promovido pela Fundação Perseu Abramo e Fundação Friedrich Ebert (FES), o tema será Cidade e Luta de Classes no Brasil, com a participação da professora Ermínia Maricato.
A urbanista há alguns anos chama a atenção para os impasses na política urbana brasileira e alerta para o fato de nossas cidades serem verdadeiras bombas-relógio. Lei aqui a entrevista publicada na edição 115 da revista Teoria e Debate.
Classes sociais recebe a professora Ermínia
Professora colaboradora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, da qual foi titular por mais de 35 anos, e professora visitante da Unicamp, Ermínia foi secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003-2005) e de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo (1989-2002), no governo Luíza Erundina. A autora de O Impasse da Política Urbana no Brasil (Editora Vozes), que integra o Conselho da Cidade de São Paulo, diante de tantos obstáculos para uma verdadeira reforma urbana, não quer mais saber de cargos, quer ser movimento social, ir para a rua.
A segunda etapa da programação do Classes Sociais foi reinaugurada em agosto, com a participação da filósofa Marilena Chaui, professora aposentada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. No dia 19 de setembro foi a vez do ciclo receber Diana Grosner, diretora de projetos da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE).
O primeiro semestre, que reuniu debates com o cientista político, professor da Universidade de São Paulo (USP) e jornalista Andre Singer, comentando o fenômeno Lulismo e seus aspectos para o desenvolvimento das classes sociais no Brasil; Jessé de Souza, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora; e Gustavo Venturi e Vilma Bokany, do Núcleo de Estudos e Opinião Pública da FPA; foi encerrada por Giuseppe Cocco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o tema de “A nova composição do trabalho metropolitano”.
Como nas edições anteriores, o debate terá a participação de pesquisadores, cientistas políticos e estudiosos. Internautas poderão acompanhar e enviar comentários pela internet, onde o debate estará sendo transmitido em tempo real pela tevêFPA.
Foto: Fernanda Estima
Serviço
8º debate do Ciclo Classes Sociais: Cidade e Luta de Classes no Brasil
Dia 26 de setembro, quinta-feira, 9h30
Transmissão ao vivo pela tevêFPA
Perguntas e comentários podem ser enviados para [email protected]