Presidente do Conjuve visita a Fundação Perseu Abramo
Alessandro Melchior pediu apoio da FPA para organizar um seminário sobre o Sistema Nacional de Juventude, criado a partir da Lei do Estatuto da Juventude.
A Fundação Perseu Abramo (FPA) recebeu nesta quinta, 19, a visita do presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Alessandro Melchior, que tomou posse no final de maio. Criado em 2005, no governo do presidente Lula, o Conjuve foi instituído junto com a Secretaria Nacional de Juventude, e está vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República. Cabe ao órgão, formado por 1/3 de representantes do poder público e 2/3 da sociedade civil (60 membros, sendo 20 do governo federal e 40 da sociedade civil), formular e propor diretrizes voltadas às políticas públicas de juventude.
Foto: Marcio de Marco/FPA
Durante a visita a FPA, onde se reuniu com a diretora, Luciana Mandelli, o presidente do Conselho pediu apoio da Fundação para organizar um seminário até novembro sobre o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve).
“Queremos envolver a FPA e outras fundações vinculadas a partidos dos campos de esquerda e progressista, que nos ajudaram a pensar o início da política de juventude no Brasil para se incorporarem agora a esse desafio que é a criação do Sistema Nacional de Juventude. Acreditamos que pode ser uma forma de ampliar os olhares sobre esse tema e também envolver aquelas e aqueles que estão construindo a formulação partidária sobre os diversos temas”, disse o presidente do Conjuve.
O Sinajuve está previsto na Lei 12.852, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em agosto, e é parte do Estatuto da Juventude que reúne princípios e diretrizes das políticas públicas para o jovem no Brasil, com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos.