Na pauta estiveram, além da apresentação das atividades já executadas no período e do relatório financeiro, o debate a conjuntura.

Por Fernanda Estima

No dia 6 de setembro foi realizada reunião do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo. Na pauta estiveram, além da apresentação das atividades já executadas no período e do relatório financeiro, o debate a conjuntura. Com representantes de vários estados presentes, o nome de Luciana Mandelli foi referendado para a atual gestão da diretoria da Fundação.

Para o presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, a FPA faz cotidianamente o esforço de chegar a todo território nacional, e quer com isso conseguir formar “núcleos de debates”, com renovação de quadros, lideranças e parceiros.

Conselho Curador da FPA se reúne em São Paulo

Integrantes do Conselho Curador durante a reunião de sexta-feira

Para Hamilton Pereira, presidente do Conselho Curador, a “FPA vive um momento de virada, como instituição sensível ao que ocorre na sociedade brasileira. Passados tantos anos de trabalho, com construção sistemática sobre o pensamento das esquerdas brasileiras a FPA tem cumprido seu papel”.

Pereira defende que é “fundamental que a FPA tenha a percepção sensível do que aconteceu nas ruas quando um gigantesco bloco social se expressa em busca de alargar os limites conquistados pelas políticas públicas de cultura, sociais, econômicas, de integração regional realizadas a partir da posse do presidente Lula em 2003”.

Fátima Cleide, diretora da FPA, enfatizou que no Conselho há uma compreensão coletiva sobre a importância da do papel da formação política: “a FPA tem se debruçado sobre esse tema desde seu nascimento e agora, contando com a Escola Nacional de Formação, vai oferecer cada vez mais e melhores oportunidades de espaços de reflexão e debate sobre a sociedade brasileira”.