FPA e FESP iniciam curso de pós-graduação em Gestão e Políticas Públicas
Rui Falcão, Nelson Machado e Luiz Dulci presentes na aula inaugural nesta sexta-feira, 30, no centro da capital paulista
Por Fernanda Estima
Militantes, pesquisadores, gestores e estudantes, representando todas as regiões do país, estiveram entre a turma da primeira aula presencial do curso de pós-graduação em Gestão e Políticas Públicas promovido pela Fundação Perseu Abramo (FPA) e pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP-SP), nesta nesta sexta- feira, 30. em São Paulo.
Na mesa de abertura, falando para uma sala lotada no Hotel Braston, no centro da capital paulista, Marcio Pochmann, o presidente da FPA, o diretor da FESP, Aldo Fornazieri, e o presidente nacional do PT, Rui Falcão, deram as boas vindas às centenas de alunos. Na ocasião, Pochmann ressaltou aos alunos que o curso exige dedicação: “seremos rigorosos na avaliação pois o curso será certificado pelo MEC (Ministério da Educação)”.
Já Fornazieri, da Fesp, ressaltou que o curso “não é fruto de acordo comercial, é um projeto construído pelas duas instituições, acreditando que o saber se constrói por meio do que é vivo e atuante na sociedade”. Ele acredita hoje é fundamental a reforma do Estado: “a FPA está na linha de frente dos estudos sobre gestão pública e vivemos, com as manifestações de junho, a importância do debate sobre os serviços urbanos”, disse.
Fornazieri, Pochmann e Falcão na abertura do curso de pós-graduação
Em sua fala o presidente do PT, Rui Falcão, elencou uma série de importantes aspectos da conjuntura, entre eles as reformas política e tributária, e principalmente, a reforma dos meios de comunicação no Brasil, sem a qual “é muito difícil disputar a opinião publica”. Apesar de manifestar preocupação com o período de eleições e embates que se avizinha, Falcão lembra que é “preciso coragem para debater, organizar o partido para a disputa, que será bem difícil, pois há esforço cotidiano da grande mídia e opositores para desgastar nosso governo”.
Sobre a estréia do curso de pós-graduação, Falcão declarou estar “feliz e orgulhoso ao ver tantos companheiros e companheiras mobilizadas para espalhar o modo petista de governar”. E também reafirmou a necessidade de o PT construir um projeto para o futuro e que o curso contribuiu para esse desafio: “Pochmann e a FPA estão apostando nesse futuro”.
Participantes atentos lotaram o auditório do Braston na sexta-feira
Início e continuidade
A primeira aula foi coordenada pelo diretor da FPA, Artur Henrique. Luiz Dulci, ex-presidente da Fundação Perseu Abramo, ex-ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República e diretor do Instituto Lula, e Nelson Machado, ex-ministro da Previdência e doutor em contabilidade pública, foram os convidados da aula inaugural.
Machado falou sobre o que significa ser um gestor em um país em mudança, referenciais e riscos, desafios e recomendações. Já Dulci saudou alunos e alunas dizendo que fica feliz ao chegar em atividades de petistas e não conhecer todos os presentes. “Sinal de renovação, isso é muito bom”, disse antes de falar sobre os desafios da gestão, como ouvir a sociedade, modernização e mudança estrutural da administração pública.
Primeira aula, com Machado, Henrique e Dulci
A tevêFPA acompanhou as aulas e gravou entrevistas com os palestrantes que poderão ser acompanhadas a partir da semana que vem em nosso Portal.
No sábado, 31, será o dia de ouvir palestrantes como os ex-prefeitos petistas Elói Pietá (Guarulhos), vice-presidente da Fundação Perseu Abramo na gestão passada, e o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias (Belo Horizonte), ambos integram o Diretório Nacional do partido. Luizianne Lins (Fortaleza), atual presidenta do diretório estadual do PT do Ceará, e o ex-governador e ex-ministro das Cidades, Olivio Dutra (Rio Grande do Sul) também confirmaram presença. Olívio atualmente é presidente de honra do PT gaúcho.
Fotos: Marcio Marco e Sergio Silva