Seminário no RS debate representação e democracia no século XXI
Quatro mesas de debate reunirão mais de 20 convidados no evento promovido pelo governo gaúcho, que visa ampliar a discussão da reforma política.
O governo do Estado do Rio Grande do Sul realiza, nos dias 5 e 6 de setembro, o seminário “Crise da Representação e Renovação da Democracia”, em Porto Alegre. Na esteira das mobilizações observadas em diversas partes do mundo, desde 2011, e na sequência da onda de protestos que tomaram conta das ruas brasileiras em junho de 2013, o seminário tem como objetivo promover um amplo debate sobre as perspectivas para a renovação das instituições democráticas no Brasil e no mundo. Reforma das instituições políticas e da comunicação, novas tecnologias e experiências inovadoras de participação também estarão em pauta.
Durante os dois dias de atividades, quatro mesas de debate reunirão mais de 20 convidados, que participarão presencialmente ou por videoconferência. A programação, que será transmitida ao vivo pelo site do Gabinete Digital e de blogs e sites parceiros, prevê a entrega aos deputados federais e senadores gaúchos de um relatório sistematizando os resultados de dois processos consultivos realizados pelo Governo do Estado sobre a reforma política. A consulta pública feita pelo Gabinete Digital em julho e as perguntas sobre o tema incluídas na Votação de Prioridades promovida pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, em agosto, comporão o documento.
O evento, que tem por objetivo contribuir para a reforma política em nível nacional, conta com vários parceiros, entre os quais as principais universidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, diversos institutos e entidades, blogueiros nacionais, veículos de imprensa alternativa e coletivos midialivristas.
Para inscrever-se ou acompanhar ao vivo, basta acessar o site.
Programação:
5 de setembro, quinta-feira
Palácio Piratini
18h – Abertura – Representação política no século XXI: crise e alternativas
Convidados: Tarso Genro (Governador do RS), Dalmo Dallari (USP), Fernando Abrúcio (FGV e Revista Época), Altamiro Borges (blogueiro e presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé), Juarez Guimarães (UFMG), João Pedro Stédile (MST), Maria Inês Nassif (jornalista Jornal GGN e Carta Maior), Vinícius Wu (secretário-Geral de Governo do RS)
6 de setembro, sexta-feira
Local: Teatro Bruno Kiefer – Casa de Cultura Mário Quintana
9h – Credenciamento
9h30 – Novas narrativas e reforma da comunicação
Convidados: Renato Rovai (Revista Fórum), Venício Lima (jornalista), Antônio Martins (jornalista, criador do Le Monde Diplomatique Brasil e site Outras Palavras), Lino Bocchini (Carta Capital), Luiz Carlos Azenha (Record e Viomundo), Joaquim Ernesto Palhares (Carta Maior)
Moderador: Sandra Bitencourt (UFRGS/FDRH)
14h – Novas tecnologias e reforma das instituições democráticas
Convidados: Sergio Amadeu (sociólogo, professor da UFABC e pesquisador em software livre), Luis Nassif (jornalista e editor do site advivo), Wilson Gomes (UFBA), Ronaldo Lemos (advogado, fundador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV, Conselho de Comunicação Social e Movimento HotSpot), Pablo Capilé (Fora do Eixo)
Moderador: Vinícius Wu
16h30 – Experiências internacionais e formas inovadoras de representação
Convidados: Bernardo Gutiérrez (articulador internacional do 15M, Espanha), André Rubião (Centro de Estudos Sociais da América Latina/UFMG), Eiríkur Bergmann (diretor do Centro de Estudos Europeus e professor da Escola de Ciências Sociais da Bifröst University, Islândia), Benedito Tadeu César (cientista político), Celi Pinto (cientista política), Marco Cepik (Cegov/UFRGS)
Moderador: Daniel Bittencourt (portoalegre.cc/Unisinos)