Coleção Escritos de Marilena Chaui é lançada no dia 27 de agosto
“Contra a servidão voluntária” e “Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro” são os títulos dos lançamentos da Autêntica Editora, Editora Fundação Perseu Abramo e Espaço Cult com transmissão ao vivo pela TevêFPA
Dois livros da coleção “Escritos de Marilena Chaui” serão lançados no próximo dia 27 de agosto, 19h30, em São Paulo.
A coleção Escritos de Marilena Chaui, criada para facilitar o acesso aos textos publicados em diferentes veículos e oferecer aos leitores volumes que reúnem temas específicos abordados pela filósofa, traz compilações especiais de ensaios, artigos e intervenções – entre já publicados e inéditos, todos revistos pela autora.
“Contra a servidão voluntária”, organizado por Homero Santiago, e “Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro”, organizado por André Rocha, são os dois títulos da coleção, que a autora estará autografando nos lançamentos da Autêntica Editora, Editora Fundação Perseu Abramo e Espaço Cult.
No volume “Contra a servidão voluntária”, Marilena acompanha a reflexão política do francês Étienne de La Boétie e enfrenta o desafio de compreender a paradoxal experiência humana de uma servidão voluntária, analisando seus meandros e suas implicações. Em oito textos que contemplam três décadas de intensa produção sobre o tema (de 1982 a 2013), Chaui mostra como a servidão voluntária está presente por toda parte: muitos vivem sob o domínio de um que se destaca de seus pares, ergue-se acima da sociedade e a sujeita, comandando-a, enquanto os outros servem, voluntariamente. Fecha o volume uma entrevista especialmente concedida para esta publicação. Nela a autora realiza um balanço da coletânea e de seu encontro com La Boétie.
O segundo, “Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro”, é uma contribuição no momento em que o país vivencia inúmeras manifestações massivas. Estão reunidos no título artigos publicados em livros, revistas e jornais nas décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000, que oferecem ao leitor uma consistente análise das diversas manifestações ideológicas do autoritarismo já ocorridas e ainda presentes no país, tendo como pano de fundo o contexto dessas décadas.
Lançamento e sessão de autógrafos
27/8 – terça-feira, 19h30
Espaço Cult
Rua Inácio Pereira da Rocha, 400 – Vila Madalena – SP