A sociedade brasileira, em especial a esquerda brasileira, tem necessidade de formação permanente no cenário atual em que as forças conservadoras apenas atualizam e reproduzem as ideias dominantes e cristalizadas sobre a sociedade, o Estado, a política, a economia etc. A esquerda precisa confrontar este complexo de noções consolidadas, construindo interpretações  alternativas  dos mesmos fenômenos e aspectos da vida social.

Para contribuir com a tarefa, a Fundação Perseu Abramo (FPA) propõe a elaboração da coleção “O Que Saber”, na qual serão abordados temas relacionados à sociedade brasileira contemporânea, relativamente recentes ou que necessitem atualização acerca de suas perspectivas. Os dois primeiros temas serão Família: Novos conceitos e Estado laico.

Os trabalhos devem ser caracterizados pelo estímulo à prática de novos debates, elucidando questões e formando concepções, e/ou pela atualização de conceitos, trazendo os desafios de pautas centrais para o processo de disputa ideológica da sociedade brasileira.

Conheça o edital aqui.

`