Sérgio Silva sentiu na pele o despreparo da Polícia Militar em lidar com uma mobilização democrática

O despreparo da Polícia Militar em lidar com uma mobilização democrática foi sentido em algumas das manifestações contra o aumento das passagens em São Paulo. Sérgio Silva, 31 anos, fotógrafo parceiro da Agência Futura Press, e atualmente integrando a equipe de Comunicação da Fundação Perseu Abramo, sofreu na pele as consequências da violência contra a marcha. Sérgio foi atingido no olho esquerdo por uma bala de borracha, enquanto cobria a manifestação da quinta-feira, 13 de junho de 2013, e perdeu a visão.

Outros trabalhadores da imprensa também foram atingidos enquanto estavam exercendo suas atividades, cumprindo o importante papel da imprensa para o aprofundamento da democracia: “fui testemunha de que cidadãos que protestavam pacificamente, ou simplesmente transeuntes voltando do trabalho, e que se depararam com a manifestação, também foram vítimas”.

Sérgio Silva conta em entrevista à TVT a violência que sofreu

Sérgio relembra que “todo cidadão tem o direito de sair às ruas para reivindicar seus direitos sem temer uma repressão por parte da polícia”. O fotógrafo lançou abaixo-assinado pedindo a proibição do uso da bala de borracha e gás de efeito moral, pela PM, contra manifestantes.

“O Estado deve formar policiais que tenham outras respostas para as manifestações que não sejam a violência e para que armas desse nível não sejam utilizadas no acompanhamento de manifestações, onde a sociedade busca defender seus direitos”, defende Sérgio, que ainda alerta que é necessário repensar como a polícia deve agir. “Dessa forma, defendo que a extinção dessas armas deve ser imediata”.

Até o momento, mais de 40 mil pessoas já assinaram a petição. Assine também aqui.

No dia 12 de agosto, a partir das 19 horas, Sérgio participa, juntamente com Daniel Teixeira e Flávio Florido, de debate sobre cobertura jornalística em manifestações. O evento é promovido pela Arfoc/SP e ESPM e acontecerá na rua Dr. Alvaro Alvim, 123, Vila Mariana.

Fotos: Fernanda Estima/FPA

`