Curso de Gestão Pública da FPA alcançou gestores de 100 prefeituras brasileiras
Até o momento foram realizados doze cursos com 447 participantes, organizados pela FPA em parceria com executivas estaduais, macros e regionais
O curso Plano de Governo e Ações para Governar, oferecido pela Fundação Perseu Abramo (FPA) a gestores, técnicos e servidores públicos municipais, alcançou cem cidades governadas pelo Partido dos Trabalhadores, ou em que o partido é vice ou faz parte da gestão.
O curso integra o Programa de Capacitação Continuada em Gestão e Políticas Públicas, através do Ciclo de Capacitação Básica, que consiste em cursos rápidos, a criação de um laboratório para pesquisas e desenvolvimento de ferramentas de gestão, e um Curso de Especialização para os filiados/as. A inscrição do Curso de Especialização poderá ser feita aqui, até o dia 15 de agosto próximo.
Até o momento foram realizados doze cursos com 447 participantes, organizados pela FPA em parceria com as executivas estaduais, macros e regionais nas seguintes cidades: Cuiabá (MT), Manaus (AM); Teixeira de Freitas, Ibicaraí e Anagé (BA); Charqueada, Ribeirão Preto, Limeira, Ubatuba e Itararé (SP) e Ronda Alta e Santo Cristo (RS).
Modo petista de governar na pauta de gestores do Rio Grande do Sul
Nas mais de quatrocentas avaliações por escrito, os participantes, entre eles prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, além de gestores de diversas áreas de governo, registraram que o curso os auxiliou a enxergar o universo da gestão, os desafios da integração de governo, da participação popular e do ato de governar. O curso oferece também uma relação das diversas leis, programas e planos de ação a serem implantados nas prefeituras, assim como faz uma discussão da necessidade da ampliação da gestão financeira participativa, a se iniciar pelo PPA (Plano Plurianual de Ação).
O curso é ministrado pelo pesquisador em Gestão Pública e Social, Antonio Lopes Cordeiro, para quem “o objetivo macro é que os gestores disponham de formação política, que já é realizada pela Escola Nacional de Formação há tempo e agora com formação técnica em gestão, através do Programa de Capacitação Continuada, onde ambas as áreas completam o significado do Modo Petista de Governar, legislar e se relacionar com a sociedade”.