Dezesseis estudiosos e profissionais da área de Educação se reuniram nesta segunda-feira (8/7), no auditório da Fundação Perseu Abramo, para discutir e definir os temas que farão parte do estudo “Educação e desafios da sociedade do conhecimento”.

 

Dezesseis estudiosos e profissionais da área de Educação se reuniram nesta segunda-feira, 8, no auditório da Fundação Perseu Abramo, para discutir e definir os temas que farão parte do estudo “Educação e desafios da sociedade do conhecimento”.

 

Especialistas da educação debatem avanços e desafios do projeto petista

 

Projetos para o Brasil – Este é um dos 23 temas que integram os Projetos para o Brasil, um conjunto de estudos analíticos que procurará identificar os principais desafios e problemas para a consecução de políticas para implementação do projeto democrático e popular no país.

 

Coordenado por Pablo Gentili, o grupo conta com a participação de André Lazaro, Carlos Augusto Abicalil, Daniel Cara, Florencia Stubrin, Francisco das Chagas, Gleisson Rubin, Luiz Dourado, Maria Antonia Goulart, Maria Aparecida Perez, Miguel Arroyo, Pablo Gentili, Pilar Lacerda, Salete Valesan, Selma Rocha, Antonio Carlos Ronca, Beatriz Goulart, Camila Crosso e Sergio Haddad.

 

Neste segundo encontro, acompanhado pela diretora da FPA, Iole Ilíada, os especialistas debateram durante todo o dia o valor estratégico da educação, qualidade, gestão democrática e canais de participação, a educação inclusiva, trabalho, entre outros temas que estarão incluídos no estudo “Educação e desafios da sociedade do conhecimento”, a ser publicado em breve.

 

A publicação trará um diagnóstico da educação no Brasil, incluindo pontos positivos como o avanço do escopo normativo (inclusão na Constituição Federal do Sistema Nacional de Educação, do Plano Nacional, e a vinculação do plano com o Sistema/PIB), a expansão da educação básica e da educação superior, as políticas de valorização dos profissionais, a abertura de diálogo do MEC com os municípios, a adoção de programas sociais como o Prouni, o crescimento das escolas técnicas, a ampliação do investimento do Fundeb. E identificar problemas e desafios a serem enfrentados como a adoção de políticas de estado, a necessidade de melhorar a gestão, o crescimento do setor privado, a reorientação curricular, o horizonte emancipador, a questão do financiamento, entre outros.