FPA e FES, no segundo semestre, retomam ciclo de debates ampliando os temas

Aconteceu nesta quinta-feira, 27, a quarta rodada de debates do ciclo sobre Classes Sociais, atividades organizadas pelas Fundação Perseu Abramo (FPA) e Fundação Friedrich Ebert (FES).

O convidado desta edição foi o professor Giuseppe Cocco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o tema de “A nova composição do trabalho metropolitano”. O evento desta quinta-feira, assim como os demais, foi transmitido ao vivo por meio do Portal da FPA.

Ainda sob o impacto das recentes mobilizações que têm ocorrido no país, em sua exposição, Cocco destacou que as esquerdas precisam dar nova dinâmica às lutas: “as multidões dizem hoje que o sistema urbano não está bom. Transporte público sem qualidade e muitos carros”.

Giuseppe Cocco encerra ciclo de debates sobre Classes Sociais neste semestre

Para ele, “temos uma nova composição social que une trabalhadores e pobres estudando nas universidades”. E todas as contradições destes fatos ainda precisam ser analisados com profundidade. O professor apresentou o que pode ser o caminho a se seguir: “transformar esses movimentos numa dinâmica pacifista e com conceitos de multidão”. O grande enigma, para Cocco, é saber “como pensar essas mobilizações com uma virada à esquerda”.

Debates futuros

O ciclo já recebeu as contribuições do cientista político, professor da Universidade de São Paulo (USP) e jornalista Andre Singer, que debateu o Lulismo e seus aspectos para o desenvolvimento das classes sociais no Brasil, de Gustavo Venturi e Vilma Bokany, que apresentaram os resultados da pesquisa, inédita, “Estratos sociais emergentes e cultura política”, produzida pelo Núcleo de Pesquisas e Opinião Pública da FPA, e de Jessé de Souza, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, falando sobre seu livro Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora?.

O debate realizado com Giuseppe Cocco encerrou a primeira fase do ciclo organizado pelas fundações. Mas no segundo semestre será retomado, com discussões sobre feminismo e racismo, entre outros temas.