Objetivo dos cursos é fornecer capacitação técnica para gestores poderem reproduzir as experiências bem sucedidas do governo federal nos últimos dez anos

Consolidar o modo petista de governar, auxiliando gestores públicos a enfrentar os desafios locais e ampliar a especialização técnica dos governos petistas nos municípios brasileiros. Estes são os objetivos do Curso de Capacitação Continuada, ministrados por Antonio Lopes Cordeiro, o Toni. Até agora já foram realizados cursos em 54 cidades, com mais de 400 pessoas capacitadas, sendo que o objetivo é alcançar 200 cidades no Brasil todo até o final do ano. 

O Programa de capacitação continuada em gestão pública e social, tem o objetivo de trabalhar três frentes distintas: o ciclo de capacitação continuada, com cursos rápidos nas prefeituras. O segundo momento é a implantação de um laboratório de gestão pública e social, para auxiliar na formatação de ferramentas para atender as necessidades de cada local e produzir um diagnóstico; e por último um curso de especialização em gestão pública, para aproximar as pessoas ao modo petista de governar. 

Este trabalho é uma continuidade e complementação de um trabalho da Escola Nacional de Formação do PT, na qual Toni também é gestor. O trabalho atualmente desenvolvido tem foco na capacitação técnica para gestores, técnicos de diferentes governos,  vereadores, conselheiros municipais, e pessoas que trabalham na atividade política e social. 

O primeiro curso é o Plano de governo e ações para governar, “que consiste numa viagem no universo da gestão pública, para que os gestores compreendam as dificuldades do primeiro ano de governo”, explica Toni. Este trabalho já foi realizado em três regiões de São Paulo (Ribeirão Preto, Charqueada e Ubatuba), três regiões da Bahia (Teixeira de Freitas, Anagé e Ibicaraí), em Manaus e também em Cuiabá. 

“Com este trabalho queremos que esta experiência bem sucedida que aconteceu no governo federal nos últimos dez anos também cheguem aos estados e municípios”, conclui Toni, acrescentando: “com isso queremos consolidar o modo petista de governar”. 

Plano de Trabalho 

A capacitação de quadros gestores e de novas lideranças petistas era uma das ações previstas no Plano de Trabalho da FPA para 2013. Neste sentido, a FPA constituiu o Laboratório de capacitação em políticas e gestão pública associada ao desenvolvimento de três frentes articuladas de atuação.

Conforme citado no Plano de Trabalho: “o primeiro ciclo nacional de capacitação em gestão pública municipal (iniciado em abril do corrente ano) tem por objetivo apresentar aos gestores municipais petistas uma breve análise do universo eleitoral e da importância da construção do plano de governo, capaz de possibilitar um processo de alianças e a formação do grupo de governo com base nas orientações e ações programáticas. Ademais, destaca-se também a definição de estratégias de longo prazo com a adoção das marcas e eixos estratégicos de um governo, que em regras gerais definem o modelo de gestão.”