Segundo a PED – Pesquisa de Emprego e Desemprego, em fevereiro a taxa de desemprego metropolitano foi de 10,4% contra 10,1% em janeiro. Trata-se de um movimento sazonal típico para o período em que há queda na procura e fechamento de postos de trabalho. Foi o que ocorreu: estima-se a saída de 92 mil pessoas do mercado de trabalho e o fechamento de 174 mil postos de trabalho nas sete regiões metropolitanas, representando retração de 0,9% no nível de ocupação. Belo Horizonte apresenta a menor taxa de desemprego 6,2% e Salvador a maior 18,6%. A ocupação variou negativamente na indústria (-2,2%), construção (-2,3%), serviço (-0,6%) e comércio (-0,5%).

Houve queda também no rendimento médio dos ocupados (-1,8%) e na massa dos rendimentos (-2,2%). A inflação e  o aumento do desemprego contribuíram para esse resultado na renda.

Clemente Ganz Lúcio é técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).