A Fundação Perseu Abramo começa a publicar textos de subsídio ao debate da conjuntura nacional e internacional. Para isso conta com um grupo de colaboradores que periodicamente fornecerão textos curtos, focados em um tema.

 Nicolas Maduro deverá ser eleito presidente nas eleições de 14 de abril próximo. A partir daí, pesarão os desafios de médio prazo, que são basicamente quatro:

1) Estabelecer uma direção coletiva, tanto pública quanto interna, para o processo de transformações em curso na Venezuela;

2) Enfrentar as debilidades do processo, especialmente as econômicas de longo prazo, tais como segurança alimentar e industrialização;

3) Ajudar a superar certa “crise de direção” presente no processo de integração regional;

4) Enfrentar o debate sobre a herança ideológica, teórica, programática e cultural do “chavismo”. Cabe ao PT e ao conjunto das forças de esquerda defender a experiência do governo Chávez (1999-2013), que ampliou o bem estar social, a democracia e a soberania venezuelanas e ajudou a impulsionar a integração regional e de ter sido, como bem disse a presidenta Dilma, um grande amigo do Brasil.

Valter Pomar, membro do Diretório Nacional do PT e secretário-executivo do Foro de São Paulo

`