Publicação no formato perguntas e respostas está disponível para baixar. 

Cartilha responde às principais perguntas sobre Política e CidadaniaDe autoria do jornalista, analista político e diretor de Documentação do Diap, Antônio Augusto de Queiroz, a cartilha “Noções de Política e Cidadania no Brasil” preenche uma lacuna na formação política dos cidadãos, ao possibilitar melhor compreensão da política, do Estado, do governo e de sua relação com a sociedade.

Perguntas e respostas

O texto, sob a forma de perguntas e respostas, explicita os principais conceitos e relações da vida em sociedade, particularmente as instituições políticas e suas interações com os cidadãos. A publicação tem pouco mais de 50 páginas e ainda traz uma lista de sites de referência sobre conteúdo relacionado com a política.

A cartilha, publicada pelo Diap, faz parte da série “Educação Política” e chega após o sucesso das séries “Quem foi Quem”, “Radiografia do Congresso”, “Cabeças do Congresso”, “Estudos Técnicos” e “Estudos Políticos”, todas abertas no portal da entidade na internet – www.diap.org.br. Seu autor, Antônio Augusto de Queiroz, também é responsável pela coluna Café no Congresso da revista Teoria e Debate online

A nova publicação está disponível online para baixar, e é uma importante fonte para todos que desejem exercer plenamente a cidadania, ao fornecer os conceitos, dados e informações sobre o processo de tomada de decisão no Brasil e no mundo. Clique aqui e baixe a publicação. 

Algumas das perguntas respondidas na cartilha:

o que é política?

O que é democracia?

O que é Estado?

O que é Governo?

O que é e qual a função da Constituição?

O que é política pública?

Por que política pública?

Como é estruturada a organização política brasileira?

Como é composto o Poder Legislativo?

Sou obrigado a votar?

Como está a representação dos trabalhadores no Congresso?

E no plano internacional, existe algum organismo que cuide da governança regional ou mundial?

Que portais devo consultar para ter informações sobre as questões políticas e de Estado?

 

*com informações do Diap