Faleceu no último dia 30 o companheiro Ottoni Guimarães Fernandes Júnior, vitima de fulminante infarto.

 Com total apoio do ex-presidente Lula; do ex-ministro da Comunicação-Social, Franklin Martins, como secretário executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Ottoni Fernandes foi nosso parceiro, juntamente com o então deputado federal Cláudio Vignatti (PT-SC) e outros parlamentares parceiros, pelo fortalecimento da mídia regional e a democratização dos recursos da comunicação do Governo Federal.

Ottoni defendia a comunicação pública com o mesmo afinco e coragem da juventude quando participou da luta armada contra a ditadura militar na década de 70.

Perdemos não só um companheiro de ideais, mas um amigo fiel e lutador.

Ottoni ocupava atualmente o cargo de Diretor Internacional da EBC. Antes colaborou na organização do Instituto Lula, onde foi diretor de Comunicação. O falecimento ocorreu na Argentina, seu corpo será trazido ao Brasil e o sepultamento está marcado para o dia 2 de janeiro, em local ainda não divulgado pela família.

Descanse em Paz.

André Vargas, secretário Nacional de Comunicação do PT e deputado federal, presidente da Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento da Mídia Regional.

 

A mensagem da presidente Dilma Roussef 

Externo minha tristeza e minha solidariedade pela perda de Ottoni a toda a família e aos amigos desse grande companheiro. Neste triste momento, devemos nos lembrar do desprendimento e do espírito de luta que moveu Ottoni em toda sua vida, do semear da juventude, à colheita recente no Governo, onde, desde 2007, ajudou na luta para consolidar a democratização da comunicação pública. Ottoni será sempre lembrado como um dos brasileiros que ousaram sonhar e realizar, em prol do nosso povo.

Recebam meu abraço fraterno,

Dilma Rousseff, presidenta da República Federativa do Brasil 

 

A mensagem de D. Marisa e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Ottoni Fernandes Júnior foi um incansável lutador pela democracia e justiça social no Brasil. No período mais difícil do regime militar, arriscou a vida por seus ideais. Foi também um militante do jornalismo ético e democrático. Na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, contribuiu para a democratização e uma distribuição mais justa e regionalizada da publicidade do governo federal. Desenvolvia atualmente um importante papel na Empresa Brasileira de Comunicação.  Foi nosso companheiro e parceiro na formulação e criação do Instituto Lula. E foi, sobretudo, nosso grande e querido amigo. Neste momento de perda, nos unimos na despedida a seus parentes, amigos e familiares.

Dona Marisa Letícia e Luiz Inácio Lula da Silva

 

Leia também:

– “Ottoni Fernandes Jr.: Governo proporá na Confecom regulamentação de leis existentes“, entrevista ao site Tele.Síntese sobre a I Conferência Nacional de Comunicação, publicado em 08/12/2009 

 

– “Ex-guerrilheiro abre baú de memórias” – entrevista de Ottoni Fernandes Jr. ao Observatório da Imprensa quando lançou seu livro de memórias O baú do guerrilheiro – memórias da luta armada (Ed. Record) – 30/03/2004