Edição atualizada de O marxismo na América Latina traz textos de Eduardo Galeano, Pagu, Mario Pedrosa e Clovis Moura, entre outros

Organizado pelo sociólogo Michael Löwy e publicado pela Editora Fundação Perseu Abramo (EFPA), "O marxismo na América Latina – Uma antologia de 1909 aos dias atuais" oferece um amplo panorama do pensamento e da trajetória das esquerdas e dos partidos na América Latina ao longo do século XX.

Originalmente lançada no Brasil em 1999, a obra chega à sua terceira edição revista e ampliada, abordando, em textos de pensadores e ativistas, temas como as revoluções sociais e políticas, a Guerra Fria e as novas tendências do pensamento de esquerda no Brasil e no continente.

Nos textos selecionados para a edição atualizada, a situação atual da esquerda na América Latina é vista sob a luz de autores como Frei Beto, Emir Sader, Fernando Martinez Heredia, Patricia Galvão (Pagu), C. L. R. James, Clovis Moura, Rui Mauro Marini, Mario Pedrosa, Eduardo Galeano, Elisabeth Souza-Lobo e Cláudio Katz, além de artigos dos Economistas de Esquerda da Argentina e da Rede Brasil de Ecossocialistas. O livro traz, ainda, documentos de entidades como o Partido dos Trabalhadores, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Brasil e os grupos zapatistas do México.

O livro pode ser encontrado em livrarias e adquirido online na loja virtual da EFPA.

 

Saiba mais

Leia a nota da Agência Carta Maior sobre o livro "O marxismo na América Latina"

 

`