Debate em SP: A Comissão da Verdade – Desafios e Possibilidades
O sociólogo Eduardo González Cueva é o convidado da Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva para o workshop "A Comissão da Verdade – Desafios e possibilidades" que acontece no dia 21/03, das 14h às 18h, no Auditório Paulo Kobayashi da Assembléia Legislativa de São Paulo (Av. Pedro Álvares Cabral, 201). O evento é uma parceria da Comissão Estadual, do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e do Núcleo de Preservação da Memória Política.
Eduardo González Cueva é diretor do programa verdade e memória do Centro Internacional para a Justiça de Transição (ICTJ). Trabalhou na organização e execução da Comissão da Verdade e Reconciliação do Peru onde foi o responsável pelas audiências públicas e membro do comitê editorial do Informe Final. Anteriormente trabalhou na defesa do estabelecimento da Corte Penal Internacional. Assessorou comissões da verdade em diversos países.
Publicou inúmeros artigos na área de direitos humanos e comissões da verdade como The Peruvian Truth and Reconciliation Commission and the Challenge of Impunity em Naomi Roht-Arriza e Javier Mariezcurrena (Eds.) Transitional Justice in the Twenty-First Century: Beyond Truth versus Justice (2006).
Do programa constam reflexão e debates sobre as graves violações dos direitos humanos ocorridas na sociedade contemporânea, abordando "O direito à verdade", "As Comissões da Verdade", e "A Comissão Nacional da Verdade: desafios e possibilidades". A Comissão A Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva foi instalada pela Assembléia Legislativa de São Paulo em 2 de março, por iniciativa do deputado estadual petista Adriano Diogo, com o objetivo de colaborar com a Comissão Nacional da Verdade no processo de apuração de graves violações dos direitos humanos ocorridas no Estado e praticadas por agente públicos estaduais durante os anos de 1964 a 1982. A Comissão recebeu este nome em homenagem ao ex-deputado federal que foi morto pelo regime militar em janeiro de 1971.