8 de março: as mulheres, o PT e o protagonismo na história
São 102 anos de celebração do 8 de março como o Dia Internacional da Mulher – Uma data em que vozes de mulheres de todos os cantos do mundo ecoam de forma uníssona, chamando mais atenção às suas lutas travadas diariamente por igualdade de direito; pelo fim da violência e do preconceito contra o seu gênero; pela sua emancipação e autonomia para gerir sua própria vida e, claro, por todas as outras conquistas entendidas como necessárias serem alcançadas para garantir-lhes sua plenitude humana.
A essa luta travada diariamente por mulheres de todas as idades, raças e segmentos sociais e que, por vezes é desprezada por uns ou ignorada por outros, é que se deve o mérito das conquistas que vão edificando aos poucos uma sociedade nova até alcançar o dia em que mulheres e homens serão reconhecidos como iguais, apesar de diferentes – algo imprescindível a qualquer sociedade que se quer democrática.
Este ano, dentre todas as outras vitórias obtidas ou ratificadas, como por exemplo o reconhecimento pelo STF da constitucionalidade da Lei Maria da Penha, comemora-se também os 80 anos do voto feminino no Brasil. E particularmente para nós petistas, homens e mulheres, este Dia Internacional da Mulher incorpora mais uma grande nova conquista: a adoção da paridade nas instâncias do Partido dos Trabalhadores – um desafio que teremos que aprender a enfrentar juntos e que nos levará ao aprimoramento de nossas práticas rumo à construção da democracia plena tanto no Partido, quanto na sociedade brasileira.
O Partido dos Trabalhadores muito se orgulha de ser o partido que promoveu e inspirou as maiores conquistas no campo das políticas públicas para as mulheres nos vários níveis de governo. Contudo, reconhece que muitos anos de lutas internas, nas ruas e nos espaços de construção política ainda serão necessários até que consigamos efetivamente assegurar a autonomia da mulher sobre sua própria vida e garantirmos sua real representatividade em todas as instâncias de poder e decisão deste País. Neste dia, ratificamos nosso compromisso com as lutas das mulheres brasileiras.
Parabéns a todas as mulheres que protagonizam a história!
Rui Falcão, presidente Nacional do PT e Laisy Moriére, secretária Nacional de Mulheres do PT