A vida da militante Renée de Carvalho contada em livroDurante as comemorações dos 32 anos do PT em Brasília, Renée France de Carvalho autografou seu livro "Uma vida de lutas", no qual conta sua militância política e mostra, do ponto de vida da mulher, os difíceis anos na clandestinidade e no exílio. No livro, Renée relata sua infância e adolescência na França, sua participação ativa na Resistência francesa, a militância no Partido Comunista Brasileiro, os tempos do golpe militar de 64, quando chegou a ter o marido – Apolônio de Carvalho – e os filhos René e Raul presos simultaneamente.

Na fila de autógrafos, Renée reencontrou antigos militantes petistas, dirigentes partidários, intelectuais e amigos.  A neta  Maithé entregou o livro autografado para a presidente Dilma Rousseff.

Renée falou com a redação do portal FPA sobre sua satisfação com o lançamento e a expectativa com os novos lançamentos que devem ser marcados para breve.

Sobre o processo de elaboração do livro
“Foi bastante trabalhoso, muitas entrevistas. Tudo ficou muito bonito: a capa, o interior da capa. Agradeço a todos da Fundação o esforço para publicar o livro." Renée disse também que o livro é dedicado a Apolonio, aos filhos e aos netos.

Sobre o livro
“o livro mostra um pouco da história que muita gente não conhece, foram épocas que marcaram o mundo, as frentes populares, a guerra, a resistência dos povos ocupados. O Apolonio teria ficado muito feliz de me ver decidida a falar e de ver o livro publicado, porque ele me conheceu como uma pessoa tímida.”

Sobre os 32 anos do PT
“Estou muito feliz, foi um ato bonito e gostei muito do discurso da Dilma (Rousseff), da mensagem do Lula e da homenagem ao Apolonio”

A vida da militante Renée de Carvalho contada em livro

Para conhecer e adquirir o livro, visite o
site da Editora Fundação Perseu Abramo

 

 

 

 

 

Foto: Mário Agra – JR Neto – Divulgação PT Nacional

 

Atualizado em 17/2/2012, às 10:50