Será lançado hoje (29/08)ao público, em São Paulo, o comitê e a campanha pelo Estado da Palestina Já!, reunindo mais de 40 entidades brasileiras, entre partidos, centrais de trabalhadores, movimentos sociais. Esse comitê centralizará todas as ações no país em torno das mobilizações para que a Palestina seja reconhecida pela 66ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que será em setembro nos Estados Unidos. O lançamento do comitê será no Sindicato dos Engenheiros (Rua Genebra, nº 25, Centro, São Paulo) a partir das 17h.
O PT integra esse comitê e apoia a campanha pelo Estado da Palestina Já e a secretária de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores e diretora da Fundação Perseu Abramo, Iole Iliada, explica aqui a importância desta iniciativa.

Portal da FPA -Qual é a importância política de partidos progressistas brasileiros, dentre eles o PT, participarem desta campanha neste momento de transformações no Oriente Médio?

Iole Iliada
-A justa e heróica luta palestina pelo direito a um território contínuo e a um Estado soberano vem sendo historicamente apoiada por todas as forças progressistas e de esquerda no mundo, e lembramos que recentemente o Brasil, sob o governo Lula, reconheceu oficialmente o Estado Palestino, sendo seguido pela quase totalidade dos países da América do Sul. O fato novo nessa luta foi a decisão, anunciada pelos representantes da OLP, de que na próxima reunião da Assembléia Geral das Nações Unidas, a ocorrer agora em setembro, será solicitado formalmente o reconhecimento da Palestina como Estado e membro pleno da ONU. Essa proposta oferece uma pauta concreta para o movimento, que precisa, para ter êxito, de apoio internacional. Nesse sentido, a participação no Brasil de partidos como o PT, o PCdoB, o PSB e o PPL – para além dos diversos movimentos sociais que já apoiam a campanha – é de fundamental importância, pelo seu grau de representatividade na sociedade brasileira.

Portal da FPA -Há algum posicionamento do PT em relação à criação do Estado da Palestina anterior à esta campanha? Qual seria?

Iole – O PT, desde sua fundação, sempre se posicionou a favor da paz mundial e de uma ordem internacional justa e democrática, e sempre defendeu o direito à soberania e autodeterminação dos povos. Nesse sentido, os palestinos sempre contaram com o apoio e com a solidariedade do PT à sua luta e às suas justas reivindicações por um Estado soberano e democrático, assim como o PT sempre defendeu uma paz negociada e justa para o conflito com Israel. Recentemente, essa posição foi ratificada pelo 3º e pelo 4º Congresso do PT, cujas resoluções sobre política internacional afirmam: "Apoiamos a criação do Estado palestino, o desmantelamento dos assentamentos israelenses nos territórios da Cisjordânia, o reconhecimento mútuo por todas as forças políticas envolvidas e o fim dos ataques mútuos".

(Com informações do Portal Vermelho)
 

`