A Comissão Nacional da Verdade poderá ser instalada ainda este ano. Em todos os estados do país comitês pela sua aprovação vêm sendo instalados por familiares de desaparecidos, ex-presos/as políticos/as, ONGs, entidades ligadas aos Direitos Humanos e à preservação da memória. Em pauta, a aprovação da lei 7376/ 10.

A Fundação Perseu Abramo tem acompanhado essas organizações pela aprovação do projeto de lei que instala a Comissão (até o momento, são 20 os comitês estaduais espalhados pelo país segundo a SEDH – Secretaria Especial dos Direitos Humanos). Nilmário Miranda, presidente da FPA, tem percorrido os Estados e participado das reuniões desses grupos, paralelamente à participação dos debates no Ciclo de Debates "Brasil Hoje e suas perspectivas".

Além da pressão política pela aprovação da Comissão Nacional da Verdade, esses comitês estaduais poderão atuar como parceiros tanto no fornecimento de documentação nos Estados como na sua análise. Nilmário destaca que é fundamental o papel dos comitês para passar o Brasil a limpo.

A FPA tem apoiado ativamente a formação dos comitês estaduais da Verdade, assim como participa ativamente de outras iniciativas pelo resgate da memória política do país – como a participação do Centro Sérgio Buarque de Holanda no projeto Memórias Reveladas  e na publicação de livros que abordam a luta pela democracia durante a ditadura militar (1964-1985). Outra iniciativa apoiada pela FPA é a construção do Memorial da Anistia em Belo Horizonte, com a participação de Miranda na reuniões de trabalho sendo que uma delas foi realizada na sede da FPA no último dia 13/07 com a participação de representantes da UFMG, do Ministério da Justiça, dos ex-presos políticos e com os futuros produtores da exposição permanente do Memorial.

 

Leituras sobre a luta pela democracia:

– Rebeldes e contestadores – 1968: Brasil, França e Alemanha (2ª edição), de Marco Aurélio Garcia e Maria Alice Vieira (orgs.). (EFPA)

Pela Democracia, Contra o Arbítrio: A oposição democrática, do golpe de 1964 à campanha das Diretas Já, de Zilah Abramo e Flamarion Maués (orgs.). (EFPA)

– Dos Filhos Deste Solo: Mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar – a responsabilidade do Estado, de Nilmário Miranda e Carlos Tibúrcio. (EFPA)

– Versões e ficções: O sequestro da história, vários autores  – disponível para download na Biblioteca Digital (EFPA)

Poemas do povo da noite, de Pedro Tierra ( EFPA)

Fome de Liberdade: A luta dos presos políticos pela Anistia, de Gilney Viana e Perly Cipriano (EFPA)