Ciclo de debates “Brasil Hoje e suas perspectivas” aborda a reforma política
A reforma política que está tramitando pelo Congresso tem sido abordada pela Fundação Perseu Abramo no ciclo de debates Brasil Hoje e suas perspectivas que está percorrendo o país neste primeiro semestre de 2011. Promovido pelo PT nacional em parcerias com os diretórios estaduais e a FPA, o ciclo reúne convidados especializados para traçar um panorama dos avanços e desafios sócio-econômicos enfrentados pelo Brasil nesta primeira década do século XXI e estabelecer um debate com os/as militantes, dirigentes e o público nos Estados. O ciclo já foi realizado desde abril em sete Estados: Sergipe, Bahia, Goiás, Amazonas, Acre, Pernambuco e Pará, com a participação em média de 200 pessoas em cada etapa.
Para Nilmário Miranda, presidente da FPA, que tem participado do ciclo e levado a questão da reforma política para o centro destes debates, há uma ligação entre essa reforma que pretende ampliar a participação popular e a democracia e o crescimento econômico e social do Brasil. “Há um desejo dos/as militantes e dos/as em realizar reflexões mais profundas sobre o Brasil, que extrapola os trabalhos partidários cotidianos e esse sentimento tem sido evidenciado nestes encontros”, concluiu Nilmário.
A Fundação também tem tem integrado várias frentes de debates específicos sobre a reforma política dentro e fora do Congresso e do PT – realizados em São Paulo, Brasília, Minas e Goiás. Dentro desta agenda há ainda as articulações com as fundações partidárias do PCdoB, PSB, PSOL, PDT, PSTU os movimentos sociais, centrais sindicais e a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma política com participação popular
O ciclo Brasil Hoje e suas perspectivas se propõe a resgatar e analisar as ações do governo Lula que levaram ao crescimento do país com distribuição renda. Para estimular o debate, em cada Estado esteve presente um convidado que integra (ou já integrou) os quadros do governo federal ou instituições independentes para apresentar dados e apontar desafios – nomes como Marcio Pochmann e Guilherme Dias do IPEA, Jorge Mattoso, ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Luiz Antônio Elias, secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, entre outros. Nesses encontros, a Fundação, por meio da EFPA, apresenta e vende, com descontos especiais, os livros das coleções Brasil em Debate e 2003-2010: Brasil em Transformação, e a revista Teoria e Debate – especial sobre a reforma política. Novos debates estão programados para este segundo semestre em Minas (Juiz de Fora e Belo Horizonte), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Paraíba (João Pessoa) e Ceará (Fortaleza).